politica ou politicagem?

Páginas: 3 (525 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2013
Nas últimas semanas as ruas do Brasil foram invadidas por milhares de pessoas dispostas a mudar o rumo do nosso país. Os brasileiros parecem ter acordado para a situação em que nos encontramos e,apesar de estarmos economicamente equilibrados, o mesmo não pode ser dito das condições de saúde, educação, transporte público e tantos outros itens.
Todos os protestos fizeram com que, em menos de umasemana, a presidenta Dilma Rousseff fizesse dois pronunciamentos oficiais em rede nacional. Algumas colocações relevantes e outras, para muitos brasileiros, infelizes. O fato é que, no segundopronunciamento e em meio a votação da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011 – que retira o poder de investigação criminal de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público, deixando-o exclusivo daspolícias federal e civis -, Dilma levantou a possibilidade sonhada por muitos brasileiros: uma reforma política.
Pensando na reforma política e conscientes que 2014 é ano eleitoral no país, cabequestionarmos: seria o Brasil um país da política ou da politicagem? Para respondermos a esta indagação, primeiro precisamos entender o conceito de ambas. Política e Politicagem se confundem e a maioria daspessoas não tem uma noção muito clara de o que realmente é política.
A política é definida como a ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aosnegócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Já a politicagem, de forma simples e direta, é a política de interesses pessoais, de troca de favores ou derealizações insignificantes.
Para muitos a concepção de política é aquela ligada ao político corrupto, lavagem de dinheiro, mas isso não é política e sim politicagem. A politicagem são atos inescrupulosos,que visam o benefício próprio e não a coletividade, são ações de políticos que querem se dar bem às custas do povo, e neste quadro, não incomum ao Brasil. Fazer política é estabelecer fundamentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política e politicagem
  • Politicagem e politica
  • Política e Politicagem
  • Política e politicagem
  • Politica e politicagem
  • Política, politicagem, ética e cidadania
  • politicagem x politica
  • politica, politicagem e politiqueiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!