Politica Nacional do SuS

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 30 de abril de 2014
Introdução
A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS) é parte integrante de Política Nacional de Saúde, formulada no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo assim a Constituição Federal estabelece as competências do SUS no Art. 200, Inciso V e entre elas inclui o crescimento de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na sua área e atuação.
O SUS lista-sepor três princípios constitucionais que são eles: inversalidade, integralidade e equidade, todos eles se estendem também a PNCTIS do ponto de vista da ciência e da tecnologia, a utilização desses conceitos deve corresponder ao envolvimento político e ético com a adequação de conhecimentos e tecnologias que contribuem para a redução da desproporção social em saúde.
O domínio cientifico e tecnológicotem características diferenciadas da produção de serviços e ações de saúde. O objetivo da PNCTIS e da PNCTI é colaborar para que a propagação se faça de modo defensável e com apoio na confecção de conhecimentos técnicos e científicos com as necessidades econômicas, sociais, culturais e políticas do país.

Histórico do Desenvolvimento da Tecnologia no Brasil

A partir do começo da década de50, o Brasil se expandiu muito na área de pesquisas, seguindo de exemplo à industrialização, que tinha como meta buscar e criar recursos humanos qualificados para tais.
Porem, baseando-se na meta do crescimento da população industrial e de sua infraestrutura, criou-se a necessidade de articular a produção técnico- cientifica à produção agrícola e industrial.
Essa organização no rumo das pesquisascientifica e tecnológicas, se sujeitam muito à política econômica, porém, elas tem a influencia do ponto de vista do desenvolvimento cientifico e tecnológico que dava a entender que o processo de inovação era consequência da grande quantidade de conhecimentos, que se iniciava com uma pesquisa básica e no final atingiam o ponto mais alto de uma inovação tecnológica.
Tem se reforçado a ideia quepesquisas em saúde são uma das formas muito importantes para uma melhoria na qualidade de saúde da população, pois com uma boa contribuição para o planejamento em saúde, as ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação em saúde teria uma melhoria significativa e com isso os níveis de desigualdades sócias diminuiriam.
É isso que uma das organizações da área da saúde almeja fazeracontecer, fazendo assim um papel importantíssimo nesse movimento.
No Brasil, uma das tradições que se caracterizou pela sua capacidade de produção foi a de gerar internamente recursos para o andamento de pesquisas e a conjunto de recursos humanos para as pesquisas, tanto de técnico a doutores.
Sem falar que no Brasil, o setor de saúde, representa um dos maiores componentes de toda produçãocientifica e tecnológica. Porem o desenvolvimento dessas atividades no serviço de saúde no SUS e no setor de produção está no começo e ainda existem muitos esforços para aumenta-las.

Formação de recursos humanos em ciências, tecnologia e inovação em saúde.
Os fatos mais interessantes ocorridos na formação de recursos humanos para a pesquisa no Brasil são: a implementação do programa institucional debolsas de iniciação científica (Pibic); e a descentralização geográfica dos programas de pós-graduação; está ultima poderá auxiliar na correção de distribuições de recursos humanos em pesquisa.
No setor de pesquisa em saúde à distribuição de recursos humanos é mais concentrado em São Paulo com a pesquisa média e odontológica, já na região nordeste concentram-se em todas as áreas do conhecimento.Há uma deficiência importante no desenvolvimento tecnológico no Brasil, nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, relacionado com a pouca quantidade de centros de especialidadese profissionais capacitados para as inovações.
Existe um pequeno numero de bolsas estudantis para a formação de novos pesquisadores e alunos de mestrados; se este pequeno número persistir, haverá uma carência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Humaniza sus
  • HUMANIZA SUS: desafios da Política Nacional de Humanização no município de Parauapebas
  • Políticas do sus
  • Sus e politica
  • politica sus
  • Politica do SUS
  • Políticas do sus
  • POLÍTICA DO SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!