POLITICA DE REMUNERAÇÃO

Páginas: 46 (11364 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013






1. INTRODUÇÃO


O trabalho busca explicar a importância da gestão de cargos e salários dentro da empresa e entre seus colaboradores. Destacando a satisfação entre os colaboradores quando da implementação do plano de cargos e salários considerando todos os elementos que fazem parte deste programa, incluindo a participação do setor de Recursos Humanos nesse processo, a fim defundamentar seu funcionamento. 
O presente trabalho também busca entender os resultados em forma de satisfação e melhores desempenhos dos funcionários com a nova implementação do plano de cargos.
E salários da companhia. 
O trabalho analisará as características da organização e do seu ambiente, apresentação da situação problemática, justificativa da escolha do tema, apresentação dos objetivos e ametodologia aplicada.

1.1 Importância
 

A função básica da administração de cargos e salários é a de implantar um sistema de remuneração que mantenha de forma adequada a relação salário, ajustando esse sistema com o mercado, e assim, promover um regime de estímulos para o aumento da eficiência e produtividade do funcionário. 
Equilíbrio interno, ou seja, que tenha coerência entre ossalários e cargos dentro empresa. 
Equilíbrio externo, ou seja, coerência entre salários e cargos dentro de um mesmo segmento de mercado ou negócio. 
Pontes (2002, p. 31), também complementa que a preocupação central da administração de cargos e salários é o equilíbrio entre o ambiente interno e o ambiente externo. 
Segundo Pontes (2002, p. 49), a busca pelo equilíbrio na administração salarial é umverdadeiro dilema, pois de um lado a empresa precisa de salários mais competitivos com seus concorrentes e para atrair pessoas mais qualificadas e mesmo para adquirir funcionários de outras empresas do mesmo segmento de mercado. E assim, como manter salários competitivos sem que os mesmos interfiram sobre o capital, nos custos e assim oferecendo risco alto a competividade da empresa? 

Averdadeira importância do plano de cargos e salários pode ser compreendida assim: 
Para que possa existir ambiente motivador no seio da organização, pessoas integradas e produtivas são necessários planos adequados de Gestão de Recursos Humanos. O plano básico é, sem dúvida, o de cargos e salários, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam. Após a organização de cargos esalários, devem ser implantados outros planos importantes para a gestão de pessoas, como carreiras, remuneração variável, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e potencial, planejamento de recursos humanos. (PONTES, 2005, p. 31).
1.2 CONCEITOS

1.2.1 Tarefa

É toda atividade individualizada e executada por um ocupante do cargo.
Geralmente braçais como montar uma peça, rosquearum parafuso. Atribuição: é toda atividade individualizada executada por um ocupante do cargo. Geralmente diferenciados e mais mentais do que braçais como, por exemplo, emitir uma ordem de serviço, preencher um cheque, etc.

1.2.2 Função

É um conjunto de tarefas ou atribuições exercido de forma sistemática.
“Ele existe antes mesmo de ser ocupado, correspondendo a uma determinada parte daatividade necessária à organização”.


1.2.3 Cargo

O processo de especificação do cargo é tratado por Pontes (2001, p. 79) como sendo o relato dos requisitos, responsabilidades e incômodos impostos ao ocupante do cargo. Estes relatos não deverão ser vagos e longos e por poderem sofrer alterações futuras, estes não devem ser definitivos. 
A especificação do cargo pode ser dividida emquatro áreas conforme comenta Pontes (1989, p. 25). 
A especificação do cargo pode ser dividida em quatro áreas conforme comenta Pontes (1989, p. 25). 
Área mental: é a área que determina os conhecimentos práticos ou teóricos que serão
Necessários para o ocupante de o cargo desempenhar adequadamente suas funções. Seus requisitos mais comuns são: instrução, conhecimento e complexidade das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política de remuneração
  • Política de remuneração
  • Politicas de remuneração
  • Políticas de Remuneração
  • Modelo
  • Politica de Remuneração itau
  • Remuneração e politica salarial
  • politica de remuneração de um supermercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!