Politica de desenvolvimento econômico local

Páginas: 17 (4064 palavras) Publicado: 24 de abril de 2012
Desenvolvimento endógeno como estratégia para a sustentabilidade de áreas marginais.
Borba[1], MFS ; Gomes[2], JCC ; Trujillo[3], RG



INTRODUÇÃO

Ao tratar o tema devemos antes de tudo esclarecer que desenvolvimento endógeno não implica ausência de elementos externos, pois o processo de desenvolvimento pressupõe um diálogo constante entre elementos internos e externos. De um ladoos atores locais se apropriam de componentes “globais” (cultura, signos, tecnologia, conhecimento, etc.), num processo permanente de desconstrução / reconstrução. De outro, o local oferta seus “produtos” ao global que assim se apropria de elementos locais (REMMERS, 1998). O desenvolvimento endógeno é aquele onde os elementos locais são a referência, ou seja, é aquele que parte das característicase recursos locais (potencial endógeno) para promover uma nova coerência entre os elementos tradicionais e os externos, tratando de harmonizar as condições ecológicas, socioculturais e econômicas locais. O desenvolvimento endógeno é compreendido como desenvolvimento local, produzido principalmente por impulsos locais e largamente fundado sobre os recursos locais. Não estamos falando de autarquias(isolamento total) ou regiões totalmente autônomas. O que argumentamos é que a determinação das opções e o controle deve ser local e os benefícios mantidos no local num “processo auto-centrado onde a maior parte dos valores gerados sejam re-alocados no local” (LONG & van der PLOEG, 1994).

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento endógeno para Long e Van der Ploeg (1994) é construídoprincipalmente, ainda que não exclusivamente, sobre os recursos localmente disponíveis, tais como as potencialidades da ecologia local, da força de trabalho, conhecimentos e modelos locais para articular produção e consumo, etc. Ao contrário da modernização[4], o desenvolvimento endógeno tem como ponto de referência as características socioculturais, ecológicas e, por que não dizer, econômicaslocais como suporte na hora de estabelecer relações. Isto é, o desenvolvimento cobra um re-direcionamento no sentido de qualquer processo de câmbio social. De maneira alguma significa romper relações externas na esperança de evitar simplesmente o desaparecimento de elementos socioculturais e ecológicos vinculados ao lugar. Se trata de buscar formas de integrar as identidades culturais e os processosglobais num esforço para impedir que nos tornemos “simples consumidores de modelos culturais elaborados pelos mercados” (TOURAINE, 1997), mas não significa a exacerbação fundamentalista das identidades culturais, nacionais ou locais, como forma de evitar intercâmbios externos na tentativa de evitar “ver-nos arrastados pelas mensagens ao mesmo tempo sedutoras e impessoais da sociedade de massas”(ibid). Então o desenvolvimento endógeno não significa ausência de elementos externos; significa localização do desenvolvimento.

Para Remmers (2000) o desenvolvimento endógeno é aquele que entende e fomenta a capacidade localizadora dos atores locais. Em palavras de Remmers (1998:11), [localização é] um processo que não significa só a produção e o consumo de recursos num contexto espacialreduzido, ainda que possa significa-lo. Sobretudo é um ‘processo social em que as pessoas progressivamente percebem que tem um maior controle sobre a direção de suas vidas, num esforço para expressar e fazer valer, dentro de um contexto global e articulando-se com ele, a peculiar qualidade de seu lugar de vida, tanto na sua vertente de recursos naturais e humanos como na vertente de controle doprocesso de desenvolvimento’. Um processo que pode reverter e modificar o processo de globalização. Ou como muito bem define Sevilla Guzmán (2001:41); o endógeno não pode ser visualizado como algo estático e que refaz o externo. Ao contrário, o endógeno “digere” o que vem desde fora, mediante a adaptação a sua lógica etnoecológica e sociocultural de funcionamento. Ou seja, o externo se incorpora ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento econômico local
  • Desenvolvimento economico local
  • Desenvolvimento econômico local
  • Desenvolvimento economico local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!