Politica de assistência a criança e adolescente

Páginas: 5 (1002 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
Foi sobre casos tão violentos e cruéis que se viu a grande necessidade que se tinha de que fossem criadas leis que assistissem e viessem a amparar e defender as crianças e adolescentes que sofrem abusos não somente sexual, mas todo e qualquer tipo de violência contra a criança e adolescente tornando este um crime que tem que ser punido, cumprindo a pena cabível ao agressor, mesmo que isto nãorepare o dano causado, e não traga de maneira alguma a alegria e a autoestima da criança ou adolescente vitimado. O Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, estabelece que crianças e adolescentes são considerados sujeitos de direitos, que vivenciam condições especiais e particulares, cujodesenvolvimento físico, mental, moral e social deve ser garantido em condições de liberdade e de dignidade.
Criança é símbolo de alegria, de diversão e acima de tudo de esperança, pois está em suas mãos nosso futuro. Elas são as sementes que germinaram e darão seus frutos mais tarde para a sociedade. Por isso se faz tão importante à necessidade de cuidar bem e de proteger agora aqueles que futuramentecuidaram de nós e de nosso país.
Está em nossas mãos oferecer hoje as crianças e adolescentes o nosso melhor, dando a elas os cuidados precisos e oferecer a elas o carinho e o apoio que toda criança merece como o amor dos pais, da família, um lar, educação, saúde, pois esse é um dos inúmeros pontos citados no ECA.







É de suma importância que a criança e o adolescente cresçam envoltos dafamília, pois é no seio da família, onde membros pertencentes a ela aprendem a arte de conviver, ter união, controlar sentimentos impulsionais, a obedecer e a liderar, onde ter responsabilidades e compromissos, são ações extremamente importantes para que possa haver organização, sem que venham a ser gerados conflitos, o que pode acarretar em problemas de ordem social. Pois mesmo que o problemaaconteça no meio familiar, implica de várias maneiras na sociedade, na qual esta família pode estar inserida, pois a entidade familiar se constitui como um órgão muito importante na formação do caráter social das pessoas, ela não é somente responsável pelos cuidados afetivos, mas também interage na construção do caráter moral e social dos seus membros enquanto Cidadãos.
O artigo abaixo é bastanteclaro quanto à importância da família. Art. 227. É dever da família, da sociedade e do estado assegurar á criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito á vida, á saúde, á alimentação, á educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligencia,discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, (ECA).
Contudo não é isso o que se ver em muitos casos em nossa sociedade, infelizmente não obstante vemos inúmeras crianças expostas a caso de vulnerabilidade e risco social, comprometendo assim o seu desenvolvimento e a formação de seu caráter e personalidade. A exploração do trabalho é uma violação de direitos de crianças e adolescentes que se azum problema muito comum no Brasil há séculos, especialmente sustentada por uma concepção cultural que valoriza o trabalho como uma forma de educar e construir valores desde a infância. Prevalece a noção de que crianças que trabalham desde pequenas se tornam adultos mais responsáveis e apreciam mais o labor do que a “vagabundagem”. Tal visão simplificadora e reduzida tem respaldo em vários segmentossociais, especialmente entre as famílias pobres que demandam a contribuição dos filhos na inserção em atividades produtivas, tanto no meio rural quanto no meio urbano.


Está no artigo 75 do estatuto da criança e do adolescente que toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados á sua faixa etária. Mas isso não é realmente o que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica de assistência a criança e adolescente
  • OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PIRACICABA: A FAMÍLIA COMO UM...
  • Politicas de Proteção a criança e ao adolescente
  • Politica da Proteção da Criança e adolescente
  • Política de atenção a criança e ao adolescente
  • politicas de proteçao as criancas e do adolescente
  • politica de proteção as crianças e adolescentes
  • Politica da criança e adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!