Politica da saúde hoje e ontem

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
A Sociologia de Karl Marx


[pic]
Fonte: http://youpode.com.br/blog/todapalavra/2009/06/02/karl-marx-um-leitor-de-folhetim/


Karl Heinrich Marx nasceu no dia 05 de maio de 1818, em Tréveris (Alemanha) e faleceu em 14 de março de 1883, em Londres (Inglaterra), por ironia do destino, no coração do capitalismo de sua época. É um intelectual engajado na luta pela transformação do modo deprodução capitalista em comunista. Sua produção intelectual circunda esta questão central. Sua produção assenta-se no terreno da economia, da filosofia, da história e da teoria política, com igual capacidade de influencia e todas estas e outras tantas.
É o 7º filho de uma família judaica de classe média. Sua mãe Henri Pressburg (1771-1840), era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx(1759-1834), um advogado e conselheiro de Justiça. O pai descendia de uma família de rabino, mas se converteu ao luteranismo, para conseguir adentrar o serviço público, na época em que Marx tinha apenas 6 anos.
Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em sua cidade natal. Mais tarde ingressou na Universidade de Bonn, onde cursou Direito, mas no ano seguinte migra para Berlim, ondetoma contato com o pensamento de Bruno Bauer e termina por abandonar o Direito e se interessa pela Filosofia, com participação ativa no movimento dos Jovens Hegelianos. Em 1841, doutora-se em Filosofia, com a tese: “Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro”. Impedido de seguir a carreira acadêmica devido ao seu engajamento político torna-se em 1842 Redator da Gazeta Renana(Rheinische Zeitung), um jornal da Província de Colônia, quando teve o contato com Friedrich Engels e que assumiria dali em diante uma parceria intelectual para a toda a vida.
Em 1843, muda-se para Paris depois de publicar uma série de artigos contra o governo prussiano, que terminou fechando a Gazeta Renana. Na capital francesa assume a direção da publicação dos Anais Franco-Alemães. Nesta época tomacontato com diversas organizações socialistas. Antes de sair da Alemanha contraiu matrimônio com Jenny von Westphalen, filha de um barão da Prússia. União que era desaprovada por ambas as famílias. Marx teve cinco filhos, além de uma criança com uma militante socialista que Engels terminou assumindo.
As condições materiais de Marx nem sempre foram as melhores e alguns apontam isso como possívelcausa de morte de alguns de seus filhos na infância, entretanto, não se deve desconsiderar que este pensador é um individuo mergulhado na sociedade de seu tempo e terminou por imprimir na formação de suas filhas o modelo aristocrático, com aulas de piano, canto e desenho (KONDER, 1992).
Em Paris, Marx conhece Proudhon e Bakunin (refugiado russo), ambos pertencentes ao que ele denominou desocialismo utópico. É neste contexto que se produz se engajamento as ideias socialistas. Em Paris escreve os “Manuscritos Econômicos e Filosóficos" (1843). Ao ajudar a publicar na Alemanha um pequeno jornal contra as autoridades locais, o governo prussiano pede a França a sua expulsão. Migra para Bruxelas (Bélgica), onde redige em parceria com Engels o “Manifesto do Partido Comunista” (1848). Nestemesmo ano é expulso também de Bruxelas, forçando-o a ir com Engels para Colônia, mas seria expulso no ano seguinte desta cidade. Até então se mantinha da herança recebida, dos presentes e dos trabalhos realizados, mas foi graças a uma campanha feita por Ferdinand Lassalle na Alemanha que conseguiu migrar com a família para Londres.
Em 1881, falece sua esposa, isso o debilitou ainda mais. E, em1883, veio a óbito em decorrência de crises de bronquite e pleurisia.

O Pensamento


O pensamento de Karl Marx é herdeiro da tradição da filosofia alemã – Kant e Hegel. Suas ideias influenciaram imensamente os movimentos revolucionários no fim do século XIX e todo o século XX. Nesta condição, a teoria marxista assume o papel de crítica radical da sociedade capitalista. Uma crítica que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política democracia ontem e hoje
  • A politica Ambiental do Brasil ontem e hoje
  • O Homem Ontem e Hoje
  • Sistemas e computadores de ontem e hoje
  • Família brasileira ontem e hoje
  • A educação ontem e hoje
  • geografia de ontem de hoje amanhã
  • A ÉTICA DE ONTEM E A ÉTICA DE HOJE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!