Politica da educação basica.

Páginas: 2 (422 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2011
1-Qual é o conceito mais contemporâneo e mais aceito de Currículo Escolar?
O currículo escolar é formado por um conjunto de vivencia, experiências e atividades educativas, onde se reflete o mundoatual, seus problemas, seus questionamentos, necessidades e possíveis soluções, tudo discutido em sala de aula para contribuir no desenvolvimento integral do individuo.

2 – De acordo com a LBD9.394/1996, quais são as diferenças entre a “ base nacional comum” e a “parte diversificada” do Currículo Escolar?
Base comum nacional: Refere-se ao conjunto de conteúdos mínimos das áreas deconhecimentos da vida cidadã, abrangendo também as disciplina como: a língua portuguesa, matemática, das ciências físicas e naturais, do conhecimento social e político e, ainda artes, educação física e línguaestrangeira moderna, além do ensino religioso no ensino fundamental; a parte diversificada considera as particularidades regionais e culturais de cada localidade, essa dimensão vincula também aeducação com o mundo atual, do trabalho e pratica social, preparando o individuo não só para o exercício de cidadania, mas também para o trabalho.

3- Quais são as finalidades dos Parâmetros CurricularesNacionais PCNs?
Num todo a finalidade é nortear as atividades e as praticas escolares, dando suporte para conteúdos, metodologia de ensino, praticas didáticas e métodos de avaliação que serãotrabalhados em salas de aula .
Ensino Fundamental – 1.ª a 4.ª série
A finalidade é estabelecer uma referência curricular e apoiar a revisão e/ou elaboração da proposta curricular dos estados ou das escolasintegrantes dos sistemas de ensino.
Ensino Fundamental — 5.ª a 8.ª série
Estabelecem, para os sistemas de ensino, uma base nacional comum nos currículos e servem de eixo norteador na revisão ouelaboração da proposta curricular das escolas.
Ensino Médio
Os PCN para o Ensino Médio têm por finalidade auxiliar os educadores na reflexão sobre a prática diária em sala de aula e servir de apoio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicas da educação básica
  • Políticas e normas da educação básica
  • Politicas publicas na educação basica
  • Politica da educação básica
  • Politicas da Educação Básica
  • Politicas da Educação Básica
  • politica e organização da educação basica
  • Politicas da Educação Basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!