Politica da ed. atvd. unid 1 quest. unip

617 palavras 3 páginas
1)A definição de políticas públicas em educação necessita de mediações sociais e institucionais para que se tornem: a. Sistematizadas. b. Legitimadas e eficazes c. Amplas. d. Conhecidas e populares. e. Reconhecidas.

2)Após a definição e a sistematização das políticas públicas, é que se decide: a. Para quem se encaminha os recursos. b. O total de recursos utilizados. c. O responsável que deve decidir o que, para quem, quando e as consequências. d. A região na qual vão se desenvolver programas e ações. e. As instituições a serem atingidas.

3) As demandas da sociedade civil quando são reconhecidas institucionalmente geram políticas de atendimento que promovem o desenvolvimento e são exemplos: a. Geração de emprego ou renda ou políticas de cunho mais estratégico. b. Isenção de imposto de renda. c. Isenção de impostos. d. Construção de escolas. e. Compra de livros para as escolas públicas.
4)As políticas públicas expressam em seu bojo valores e visões de mundo e os exprimem em suas ações e para que as visões de mundo sejam representativas dos interesses de todos os segmentos sociais depende: a. Da natureza do interesse do grupo envolvido. b. Da capacidade de organização e negociação dos segmentos sociais dominados. c. Da abrangência do benefício oferecido. d. Do impacto nas relações sociais. e. Do grau da intervenção estatal.

5) As políticas públicas têm o objetivo de atender prioritariamente os setores marginalizados da sociedade e as justificativas para isso são:
I- O regime político do país.
II- A distribuição das verbas arrecadadas.
III- A vulnerabilidade dos setores marginalizados.
IV- A garantia dos direitos da cidadania.
A alternativa correta é: a. I e II b. I e III c. II e III d. II e IV e. III e IV

6)Na atualidade, os debates públicos representam o canal de participação da sociedade civil nas diferentes esferas da vida social e para isso devem:
I-Ter transparência.
II-Ter

Relacionados