Politica Cambial

Páginas: 41 (10233 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2014
1. TAXA DE CÂMBIO

1.1 CONCEITO
A maioria dos autores praticamente define taxa de câmbio como sendo o preço de uma moeda em relação à outra. Alguns a definem como sendo “o número de unidades de moeda nacional necessário para comprar uma unidade de moeda estrangeira”, sendo que esta permite que preços expressos em moedas nacionais diferentes sejam expressos numa mesma unidade de conta.
Ataxa de câmbio é determinada no mercado de câmbio, um mercado onde bancos do mundo inteiro compram e vendem divisas para seus clientes, sendo este dividido em mercado à vista ou a termo. No mercado à vista, as divisas são trocadas no ato, ao preço determinado, enquanto no mercado a termo o preço é fixado para entrega futura. Os principais compradores de divisas no mercado a termo objetivam evitarriscos de variação na taxa de câmbio. É nesse mercado que agem os especuladores, cujo objetivo fundamental é obter lucro com a operação cambial mediante determinado risco.

1.2 REGIMES CAMBIAIS
Os formuladores de política econômica devem escolher o regime cambial adequado para a realização dos objetivos de suas políticas. Esses regimes podem ser fixos ou flutuantes e dependem das condiçõesmacroeconômicas dos países que os adotam.

1.2.1 Regime Cambial Flutuante
Num regime cambial de taxas flexíveis ou flutuantes, os bancos centrais permitem que a taxa de câmbio ajuste-se de forma a equacionar a oferta e a demanda por moeda estrangeira através das forças de mercado.
Dentro do sistema de taxas de câmbio flexíveis pode-se ter dois tipos de flutuações: livres ou limpas e dirigidas ousujas. Quando a autoridade monetária se omite completamente e não intervém de
modo algum no mercado cambial, permitindo que as taxas de câmbio sejam determinadas livremente pelo mercado de divisas, têm-se a chamada flutuação livre ou limpa. Nesse caso, as transações com reservas oficiais são iguais à zero. Isso significa que saldo do balanço de pagamentos também seria zero, pois as taxas de câmbioajustar-se-iam de forma que a soma das contas correntes e de capital fossem iguais à zero. É pouco provável que exista uma flutuação realmente limpa, pois a maioria das políticas do governo afetam a taxa de câmbio, bem como o governo não aplica essas políticas sem saber seus efeitos na taxa de câmbio.
Por outro lado, o sistema tem se caracterizado por flutuações dirigidas ou sujas. Nessamodalidade, os bancos centrais tentam influenciar o valor da moeda realizando operações no mercado de câmbio de moeda estrangeira. As transações com reservas oficiais, portanto, não serão iguais à zero. Os bancos centrais realizam essas operações com o objetivo de estabilizar as flutuações no curto prazo. É nisso que esse sistema se diferencia da taxa de câmbio fixa, pois, nessa última, o governo intervémno mercado de forma a influenciar o valor da taxa de câmbio no longo prazo.

1.2.1.1 O ajuste no regime cambial flutuante
Os ajustes na taxa de câmbio, em geral, são ocasionados por alterações de oferta e demanda de domicílios, empresas e instituições financeiras que compram e vendem bens, serviços e ativos. Além disso, essas alterações refletem no comportamento destes (domicílio, empresas einstituições financeiras), modificando a demanda por bens cujos preços são expressos em moedas distintas. Uma valorização do real em relação ao dólar, tudo o mais mantido constante, tornará os preços dos produtos e serviços brasileiros mais caros em relação ao equivalente americano, reduzindo a demanda por produtos brasileiros. Essa valorização fará com que o Brasil passe a comprar mais e a vendermenos para os Estados Unidos, aumentando a demanda por dólares e diminuindo a demanda pelo real.

1.2.2 Regime Cambial Fixo
No sistema de câmbio com taxa fixa, a autoridade monetária estabelece o preço da moeda estrangeira, comprometendo-se a vender estas divisas ao nível de preços previamente estabelecidos. A taxa de câmbio fixa opera como qualquer outro sistema de sustentação de preços. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Cambial
  • politica cambial
  • Política cambial
  • Politica cambial
  • POLITICA CAMBIAL
  • Política cambial
  • Política Cambial
  • POlitica Cambial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!