Politica Cambial Brasielira

1213 palavras 5 páginas
ECONOMIA E MERCADO

Belo Horizonte 2012

POLÍTICA CAMBIAL BRASILEIRA

Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Recursos Humanos do Centro Universitário UNATEC para disciplina de Economia e Mercado

Belo Horizonte 2012

1. Introdução
Instrumento da política de relações comerciais e financeiras entre um país e o conjunto dos demais países. Os termos em que se expressa à política cambial refletem as relações vigentes entre os países, com base no desenvolvimento econômico alcançado por eles.
Nas economias dos países sempre há questões a respeito de qual a política cambial mais eficiente para estabilizar a economia interna, contribuir com as transações internacionais e estabilizar as contas externas do país. Contudo, a adoção de políticas cambiais, depende tanto dos acontecimentos internacionais que afetam a economia, quanto dos objetivos sobre a estabilidade interna que se deseja.
2. Política Cambial

A política cambial deve ser entendida com um conjunto de medidas de responsabilidade do Estado e de suas entidades competentes em assuntos monetários em prol do equilíbrio e fluidez da moeda frente às operações cambiais. A política cambial é responsável pelas alterações nas taxas de câmbio e das operações cambiais.
Quando a moeda nacional tem sua taxa de câmbio decrescida, ela tende a ficar mais barata no mercado câmbio perante as outras moedas, iniciando um processo de desvalorização; internamente, em tese, isso pode propiciar as exportações, pois a moeda nacional mais barata permite que os produtos do país fiquem com um preço mais atrativo no mercado internacional.
Enquanto ocorrer um aquecimento nas exportações e na competitividade de venda de produtos, por outro lado há grandes perdas sobre as importações, pois, a partir do momento que a moeda de seu país fica mais barata, a estrangeira passar a representar um valor

Relacionados

  • Livro A Historia Das Maquinas 70 Anos Abimaq
    34658 palavras | 139 páginas
  • Impostos
    26237 palavras | 105 páginas
  • Norma colisional direito internacional privado
    28258 palavras | 114 páginas