politcas sociais no brasil apartir do seculo xx
È possível visualizar a seguir algumas expressões da questão social ; lendo pense-se todas não convergem a questão familiar .
* Criança e adolescente
* Educação
* Família
* Gênero
* Habitação
*Idoso
* Igualdade Racial
* Mulher
* Pessoa com deficiência
* Saúde
* Sociojurídico
* Violência
Implícitos neste temos a fome , o desemprego e outros que , independentemente da questão social , acumulam preucupação e exigem solução urgente .
A família é concebida pela Política Nacional de Assistência Social como um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos , afetivos ou de solidariedade .
Para o trabalho com as famílias , precisamos abandonar a concepção ideal da família , estipulada pelos padrões tradicionais da sociedade, naquele modelo redondo . A sociedade ainda pressiona por um modelo ideal , quando na realidade hoje temos uma outra configuração familiar , relacionada aos modos de agir , aos hábitos de seus membros . Ao entender a família no agir concreto e necessário do cotidinao familiar e no exercício profissional , podemos nos deparar com estruturas familiares que não se aproximam da concepção de família que carregamos na nossa concepção pessoal . Mas isto não pode gerar no profissional frustrações , uam vez que não cabe ao assistente social impor o seu modo de pensar . A compreensão da particularidade alheia é imprescindível ao agir profissional .
Cabe a nós entendermos a família como um espaço aberto onde ocorrem trocas de informações, sentimentos , energia . Saber que a estrutura familiar está em constante evolução e mudança .
Desenvolvimento :
Perceba o quanto as questões sociais atingem sempre o universo familiar . Logo , é necessária atenção especial ao tratamento com as famílias , não compreendendo -a como única