Politícas ambientais e seus impactos:

Páginas: 15 (3665 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Este trabalho visa apresentar dentro de uma organização ou empresa suas Políticas Ambientais e seus Impactos, seus métodos de descarte de resíduos gerados, e com isso também estaremos automaticamente elaborando e criando uma gestão de projetos dentro da corporação.
A empresa escolhida está no segmento automotivo fabricante de baterias com o nome fictício de STARTEC escolhida por estar altamenteinserida em suas práticas e Políticas Ambientais.
Toda a sua manufatura é feita dentro da própria empresa, com isso acontece um controle melhor dos impactos gerados por ela. Começa na criação das caixas das baterias produzidas com PP (polipropileno) pigmentados de acordo com os modelos de baterias, sendo elas injetadas. Com a geração de peças não conforme (refugo) elas são separadas e levadaspara o moinho onde são trituradas e moídas reaproveitando seu PP na geração de novas caixas de baterias.
Outra área de produção se chama empastamento onde existe no seu processo um produto altamente nocivo que é o óxido de chumbo onde é criado uma pasta, e nesta pasta é ligado em um lingote de chumbo gerando as placas de baterias positivas e negativas onde são colocadas em uma máquina que é picadaessas placas sendo elas separadas as positivas das negativas.
Com a criação dessas placas elas são levadas para uma área chamada de sala de cura onde elas ficam por um determinado tempo (de acordo com o modelo de bateria). Depois deste tempo de cura são levadas para outra área que se chama GG (Green group) e as caixas injetadas de baterias também vão para essa área, onde começam a ser montadas asbaterias ligando essas placas. Dentro da caixa de bateria ela possui divisões chamadas de células, onde em cada uma dessas células são colocadas essas placas formando uma junção de placas criando-se um circuito elétrico positivo e negativo.
Depois é levado para outra área chamada de formação onde é colocado uma primeira solução de ácido sulfúrico, essa solução de acordo com as especificações éum ácido com densidade de 1290 e encaminhado para uma mesa onde são alinhadas essas baterias e conectadas umas com as outras gerando um ciclo de baterias onde as mesmas são ligadas a um gerador de alta voltagem onde é carregadas essas baterias para a formação de suas placas com correntes elétricas gerando um processo químico elétrico. De acordo com seus modelos essas baterias chegam a ficar de 12 a24 horas tomando essa carga elétrica. Elas são monitoradas hora á hora para ver se esse processo esta ocorrendo de acordo com as suas especificações.
Chegando perto de acabar esse tempo de carga um funcionário responsável pela área de diluição de ácido prepara outra solução de ácido de acordo com as especificações e uma bateria é retirada desse circuito para a efetuação de um teste para ver seela está de acordo com as normas para ser liberada.
Depois de ter efetuado esse teste esta tudo OK essas baterias deste circuito (mesa) cerca de noventa e oito baterias ou mais de acordo com cada modelo são liberadas em uma esteira e vão para outra área onde é retirado esse ácido e colocado outro ácido final que irá ficar na bateria definitivamente, indo para outra máquina onde essa bateria éselada (feita uma fusão de calor na tampa e fechada a bateria) encaminhada para a lavagem em uma solução de soda caustica que neutraliza esse acido indo para o acabamento final. Essa bateria é etiquetada e embalada de acordo com cada modelo e especificação.
Estudo do caso
O desenvolvimento sustentável da corporação com relação aos descartes de seus resíduos é feito da seguinte forma:
* Na áreado empastamento onde é fabricado as placas no processo de fabricação é lançado no ar um pó fragmentado de oxido de chumbo muito nocivo, para combater esse impacto ambiental existe na área exaustores que sugam todo esse óxido que existe no ar para seus filtros amenizando a inalação feita pelos funcionários. Além disso é feito uma rigorosa manutenção nesses exaustores sendo semanal, semestral e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPACTOS, POLITICA E OBJETIVOS AMBIENTAIS
  • Impactos ambientais, programas, projetos e políticas públicas
  • meio ambiente: impactos antropicos e politicas ambientais
  • Impactos ambientais
  • Impacto ambiental
  • Impactos ambientais
  • Impacto Ambiental
  • impacto ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!