Poliomeilite

462 palavras 2 páginas
Poliomielite Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus ( sorotipos 1,2,3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral ( através do contato direto com as fezes ou com as secreções espelidas pela boca das pessoas infectadas ) e provacar ou não paralisia.
Vírus que causa a poliomielite
A poliomielite é uma doença causada pela infecção do poliovírus, que se espalha por contato direto pessoa a pessoa e também por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.
O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas.
O período de incubação do vírus, ou seja, tempo que leva entre a infecção e surgimento dos primeiros sintomas, varia de cinco a 35 dias, mas a média é de uma a duas semanas.
Sintomas
A Poliomielite contém dois tipos: A paralítica e a não paralítica.
Paralítica: Sinais da poliomielite paralítica, como febre e dor de cabeça iniciais, muitas vezes imitam os da poliomielite não-paralítica. Dentro de uma semana, no entanto, os sintomas específicos de poliomielite paralítica aparecem, incluindo:
Perda dos reflexos
Dores musculares graves ou fraqueza
Membros soltos e flácidos, muitas vezes pior em um lado do corpo.

Não paralítica: A maior parte das pessoas que foram infectadas pelo poliovírus apresenta o tipo não-paralítico da doença. Muitas vezes a pessoa não manifesta nenhum sintoma, e quando os sinais da doença aparecem, eles geralmente são muito similares aos sintomas da gripe e de outras doenças virais leves ou moderadas. Os sinais e sintomas, que costumam durar de um a dez dias, incluem:

Dor de cabeça
Vômitos
Fadiga
Dor nas costas ou Rigidez Muscular Dor de Garganta
Dor ou rigidez nos braços e

Relacionados

  • Caderno de prova
    5084 palavras | 21 páginas