Polinômios

Páginas: 5 (1196 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
Polinômios
Os polinômios, a priori, formam um plano conceitual importante na álgebra, entretanto possuem também uma relevante importância na geometria, quando se deseja calcular expressões que envolvem valores desconhecidos.
A definição de polinômio abrange diversas áreas, pois podemos ter polinômios com apenas um termo na expressão algébrica, como por exemplo: 2x, y, 4z, 2, 5,etc.Mas podemos possuir polinômios com uma infinidade de termos. Por exemplo:
P(x)=anxn+a(n-1) x(n-1)+...+a2 x2+a1 x+a0
Como podemos notar, polinômios são compostos pelas várias expressões algébricas, desde aquelas que envolvem apenas números, até as que apresentam diversas letras, potências, coeficientes, entre outros elementos dos polinômios.
Equações do 2º grau

Desde aépoca dos egípcios, babilônios, gregos, hindus e chineses a equação do segundo grau são abordadas na histórica da matemática, sendo que o primeiro registro das equações polinomiais do 2º grau foi realizado pelos babilônios. Eles já manipulavam esta equação tendo mais agilidade em resolver os métodos utilizados não era diferente dos atuais. À partir do século XVIII que os estudos das raízesnegativa foram implantado, não tendo mais sentido resolver problemas geométricos.

Não sendo possível utilizar coeficientes negativos era necessária saber realizar diferentes casos que poderiam aparecer:

X²+px=q

X²=px+q

X²=q=px

Nos casos x²+px+q=0 com p e q positivos certamente não chegaria numa solução.

Na Grécia a matemática tinha exclusofilosófico e pouco pratico Euclides, usava o método geométrico para resolver equações.

Diophanto, chamado também “pai da álgebra” introduziu na equação do 2º grau alguns símbolos, até então a equação e sua solução representavam formulas discursivas.

Na índia era resolvida completando quadrado, descartando as raízes negativas por causa de serem inadequadas e aceitavam as raízesirracionais.

Já na abordagem chinesa a resolução desta equação foi o método fan-fan publicado no século XIII por Zhu Shijie,

No nosso pais “Brasil” é mais acostumado chamar de formula de bhaskara a formula que da os resultados na equação do segundo grau. Além de historicamente ser incorreto este sentido amplo não é utilizado em nenhum outro pais.

Equações de 3º grau

Naresolução histórica da equação do terceiro grau é muito curiosa, com plena de lances gramáticos, paixões e disputas pelo conhecimento e riqueza que foi encontrado pelos seus autores. O primeiro método a nesta resolução foi obtido por Scipione Del Ferro(1465-1526) cujo nome mal é lembrado nos dias de hoje, era professor de matemática na universidade medieval em Bolonha que era uma das mais antigas emtradição matemática. Quando foi ou como foi que Ferro fez sua grande e maravilho as descoberta ninguém sabe, não foi publicada sua solução, mas antes de sua morte ele se revelou para um estudante de matemática com pouca expressão “Antonio Maria Fior”.

A ideia de existência da solução algébrica para uma cúbica com grande mudança, e Nicolo Tartaglia (1500-1557) fala que seu conhecimento dapossibilidade em resolver a equação o inspirou em dedicar-se por si mesmo. Seja independente, seja baseado em uma sugestão de fato Tartaglia Aprendeu a resolver equações cúbica por volta de 1541. Quando se espalhou a noticia. Organizaram uma competição matemática entre Tartaglia e Fior. Nesta competição cada um dos participantes propôs trinta questões para que o concorrente resolvesse numintervalo fixo, chegando no dia da decisão Tartaglia resolveu todas as questões proposta por Fior enquanto as mesmo nenhumas colocam por seu oponente.

A noticia que Tartaglia triunfou nesta competição se espalhou chegando aos ouvidos de Geronimo Cardoso (1501-1576) que o chamou para comparecer em sua casa, insinuando que trataria de arranjar um encontro entre ele e um possível protetor....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polinomio
  • Polinômios
  • Polinomios
  • Polinômios
  • polinomios
  • Polinomios
  • Polinomios
  • Polinomios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!