polimeros

Páginas: 3 (620 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
Macromolécula
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Macromolécula define-se como uma molécula orgânica de elevada massa molecular relativa podendo ou não apresentar unidades de repetição(aquelas que apresentam unidades de repetição são denominadas polímeros).


Polímero
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trata-se de macromoléculas formadas a partir de unidades estruturaismenores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativasque seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.



Polimeros no dia-dia

Polímeros (do grego: “poli”, muitas; “meros”, partes) são macromoléculas formadas pela repetição de uma unidademolecular pequena denominada monômero. A reação que produz um polímero é denominada reação de polimerização, em que a molécula inicial (monômero) se une, sucessivamente a outras, dando origem ao dímero,trímero, tetrâmero e, finalmente, polímero.
Os polímeros sintéticos, ou seja, produzidos de forma artificial, começaram a ser desenvolvidos no fim do século XIX e podem ser classificados basicamenteem polímeros de adição e polímeros de condensação. Os de adição são mais simples, em que a macromolécula é a “soma” de monômeros, todos iguais entre si; já os de condensação são obtidos geralmenteatravés da reação de dois monômeros, em que há a eliminação de uma substância mais simples como, por exemplo, a água (H2O).

No nosso cotidiano, é constante a presença de polímeros sintéticos. Vejaalguns exemplos:

Plásticos
A ideia de polímeros sintéticos está intimamente relacionada à ideia de plásticos. No nosso dia a dia eles são encontrados em forma rígida, nas garrafas, jarros,brinquedos, peças de automóveis e eletrodomésticos; em forma flexível, nas folhas de embalagens, cortinas, recipientes variados; em forma de fios, nas cordas, fitas, e capas de fios; e na forma de espuma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros
  • Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!