polimeros

Páginas: 13 (3118 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014

Polímeros são definidos como o conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros, elas se ligam para formar macromoléculas. Daí o nome do grego: poli = muitos + meros = partes. Os polímeros se classificam em naturais e artificiais:

Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entreoutros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.

Polímeros artificiais: os materiais poliméricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais. São produzidos pela síntese: processo que surgiu após a descoberta da Química Orgânica (segunda metadedo século XIX), e requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas em laboratório.

Os polímeros sintéticos revolucionaram o século XX, ficaram popularmente conhecidos como plásticos. Com eles tornou-se possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e chicletes.
 

Por Líria AlvesUm dos temas definidos pela nossa pesquisa são: os polímeros naturais ,representado como fontes de matéria prima essenciais .
 Produtos naturais:
A celulose, que é um carboidrato existente em quase todo vegetal;
A borracha natural, que se encontra no látex das seringueiras, como
emulsões de borrachas em água.
Outro produto menos importante também podem promover a produção depolímeros, como o óleo de mamona (ao produzir Nylon 11 e Poliuretano) e o
óleo de soja (Nylon 9).
Fugindo um pouco do contexto inicial,mas ao mesmo tempo não pois também esta relacionado com nosso assunto.Falaremos quando que apareceu o primeiro polímero.
O primeiro plástico comercialmente disponível foi o nitrato de celulose, obtido a partir da celulose , que é uma fonte natural, surgiuno final do século XIX.
Outros plásticos surgiram no final do século XIX obtidos a partir da caseína (proteína estraida do leite ) milho,resina de breu,goma laca.
(UTILIZOU UM PRODUTO NATURAL PARA A PERQUISA)
Polímeros naturais
Degradação Ultra-Sônica da Borracha Natural de Seringueira (Hevea Brasiliensis) em Solução Toluênica: Estudo por GPC
 Antonio S. G. Magalhães e Judith P. de A.Feitosa
RESUMO: A redução da massa molar e consequentemente da viscosidade são efeitos observados quando soluções poliméricas são submetidas a ultrasom de alta intensidade. A degradação por ultrasom de soluções toluênicas de borracha natural da seringueira (Hevea brasiliensis) foi estudada por GPC. Os efeitos da temperatura e do tempo de irradiação sobre a polidispersão da borracha foram estudados.Palavras-chave: Ultra-som, cavitação, degradação, borracha natural, polidispersão
Introdução
O efeito mais evidente da exposição de uma solução polimérica à irradiação ultra-sônica de alta energia é a diminuição de sua viscosidade e a redução de massa molar[1,2]. O processo foi primeiro descrito nos anos trinta. Atualmente constata-se um evidente crescimento pelo interesse no assunto, motivadopela maior disponibilidade e menor custo de equipamentos de ultra-som, principalmente os de grande escala.

 
 
 
Não há evidências de que existe interação entre a onda de som e a cadeia polimérica. De acordo com o mecanismo mais difundido na literatura, a redução da massa molar ocorre como um resultado da interação das ondas de ultra-som com o solvente. Muitos dos efeitos físicos e químicoscausados pelo ultra-som são atribuídos ao processo de cavitação (crescimento e rápido colapso de microbolhas) ocasionados quando as ondas se propagam através da solução. Isto gera em frações de segundos temperaturas e pressões elevadíssimas. No caso de polímeros, é o alto gradiente de cisalhamento formado em torno das microbolhas colapsadas, o maior responsável pelo processo de degradação, bem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros
  • Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!