POLIMERIZAÇÃO EMULSÃO/MINIEMULSÃO

5606 palavras 23 páginas
Cindy Estrada Jiménez
Daiana Dutra da Silva
Dominice Lanzarini
Itamar Domingues
Natalia Franco Clavijo
Mariana Zimmermann Antunes

POLIMERIZAÇÃO DO METACRILATO DE METILA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE EMULSÃO E MINIEMULSÃO

Relatório submetido à disciplina de Introdução à Engenharia de Sistemas Poliméricos como nota parcial de avaliação.
Professor: Pedro Henrique Hermes de Araujo.

Florianópolis
2014
RESUMO

Entre os meses de setembro e outubro de 2014, realizamos experimentos de polimerização utilizando as técnicas de polimerização em Emulsão e polimerização em Miniemulsão. Estes experimentos foram realizados nas dependências do Laboratório de Controle de Processos, localizado no Departamento de Engenharia Química e Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Nosso objetivo foi avaliar como as diferentes técnicas alteram resultados como conversão, cinética de reação e Distribuição de Tamanho de Partícula. Para isso, utilizamos técnicas de caracterização tais como gravimetria e zetasizer.
A partir disso, foi possível avaliar a conversão, velocidade da reação, tamanho de partículas, bem como a influência de demais parâmetros.
LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO

No presente relatório, explicitaremos nossas experiências realizadas no Laboratório de Controle de Processos da Universidade Federal de Santa Catarina, onde realizamos duas reações de polimerização a nível de bancada.
O polímero estudado foi o Polimetacrilato de Metila (PMMA).
Abordaremos as técnicas de polimerização via Emulsão e Miniemulsão, bem como os mecanismos de polimerização e suas aplicações. Discutiremos os resultados obtidos a partir de cada técnica, ao apresentar uma característica quanto ao polímero obtido, dizendo respeito ao peso molecular obtido, conversão ou tamanho de partícula.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A palavra polímero origina-se de duas palavras gregas: poli, que significa muitos e mero, que significa unidades de repetição. Desta forma, a palavra polímero

Relacionados

  • Polimeriza o em suspens o
    32448 palavras | 130 páginas
  • Nanotecnologia
    3867 palavras | 16 páginas