polimerizaçao interfacial

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Química Orgânica Experimental
Turma A
Professora Rosane Michele Duarte Soares
Alunas Laura Ourique e Laura Souza
Relatório Prática VII: Polimerização Interfacial

Introdução
Polímeros são materiais que apresentam em sua estrutura molecular unidades
que se repetem, ligadas entre si por ligações covalentes. Este tipo de ligação favorece uma grande estabilidade físico química, formandolongas cadeias e, portanto, resultando em compostos de alta massa molecular.
A polimerização pode ocorrer por duas formas principais de reações, que e
apresentam mecanismos reacionais distintos: a poliadição e a policondensação. A polimerização por adição consiste na adição de uma molécula a outra através da utilização de ligações insaturadas. Já a polimerização por condensação ocorre pelaeliminação de uma molécula menor e a formação de ligação entre dois monômeros, cada um contendo dois grupos, de modo que a reação possa ocorrer repetidamente produzindo uma macromolécula.
Existem diversas técnicas de polimerização, aplicadas à indústria ou a síntese em laboratórios. A técnica de polimerização interfacial é uma técnica importante, porém ainda não tem aplicação industrial. Ela ocorre quandoa reação é conduzida na interface de dois solventes imiscíveis, cada um contendo um dos monômeros. O polímero se forma na interface da fase aquosa com a orgânica, sendo removido pelo estiramento lento e contínuo do filme que se forma entre as duas camadas líquidas. A síntese pode ainda ser feira por agitação, que produz gotículas dispersas, em cuja superfície ocorra a reação de polimerização.Esse tipo de reação baseia se na inexistência de equilíbrio, e possui certas vantagens em relação a polimerização em massa: não necessita altas temperaturas ou equivalência estequiométrica exata entre os reagentes, o tempo de reação é curto, entre outras.
Referências:
http://www.livrosgratis.com.br/arquivos_livros/ea000223.pdf, data de acesso: 05/10/2013http://www.ebah.com.br/content/ABAAAASicAA/polimeros, data de acesso: 05/10/2013

Objetivo
Aplicar a técnica de polimerização interfacial na síntese de Nylon 6,10.

Materiais e Métodos
Em um becker de 250 mL foi dissolvido 7mmol de cloreto de sebacoíla em 50mL de diclorometano (fase orgânica). Então, em outro becker, foi dissolvido 14mmol de NaOH em 50mL de água (fase aquosa), sendo posteriormente adicionados 7mmol dehexametilenodiamina.
Tendo as duas soluções prontas em recipientes separados, foi transferido vagarosamente a solução aquosa (hexametilenoamina dissolvido em NaOH) para a fase orgânica (cloreto de sebacoíla em diclorometano). A reação ocorreu instantaneamente, e o filme formado foi removido da interface das soluções com a ajuda de uma pinça e um bastão de vidro.
Posteriormente, o fio formado foi lavado comdiversas soluções, de modo a remover todos os resíduos possíveis do polímero. Foi usado água: etanol (1:1), acetona: água (1:1), além de etanol puro e água pura.
Para caracterizar o produto formado, o filme foi identificado e deixado para secar. Então, foram feitos testes de caracterização por infravermelho (IV) e por Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC).

Resultados e Discussão
Aequação de condensação de ocorre para formação do nylon a partir do cloreto de sebacoíla e hexametilenoamina está ilustrada na figura abaixo:


Figura : mecanismo de reação da síntese de Nylon 6,10

Com a estequiométrica da reação, podemos calcular o rendimento obtido, tendo em vista que inicialmente tínhamos 7mmol de cloreto de sebacoíla e de hexametilenoamina, sendo que a reação resulta aindana eliminação de ácido clorídrico:
Massa teórica do polímero:
mt= (massa molar cloreto de sebacoíla + massa molar hexametilenoamina-2x(massa molar HCl))x (número de mols)
mt = 7x(238+116-2x(36.5)) /1000= 1.967g de nylon 6,10

Massa pesada do polímero seco:
Mr =2.727g

Rendimento: (mr/mt)x100= (2.727/1.967)x100=115.5%
O rendimento encontrado, maior de 100%, pode ser explicado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • polimerização
  • Polimerização
  • Polimerizaçao
  • Polimerização
  • Polimerização
  • Polimerização
  • polimerizacao
  • Polimerização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!