Poliestireno

Páginas: 20 (4851 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
POLIESTIRENO
A viabilidade do uso do poliestireno expandido na indústria da construção civil sustentável


Luana Borges, Lucas Haniel, Tamara Carvalho, Rayara Ramos e Rogério Pereira
Faculdade Metropolitana de Marabá - CEMAR
Bacharelado em Engenharia Civil (ENC 62)
25/10/2013.


RESUMO

Com o conhecimento de novas tecnologias empregadas às várias necessidades cotidianas, e tendo emmãos materiais de todas as características faz com que a busca de alcançar a eficiência dos ambientes construídos deixe de ser utopia para torna-se realidade.
Partindo deste sentido, a pesquisa relata às várias possibilidades de aplicação do EPS – Poliestireno Expandido na indústria da construção civil, tendo em vista as propícias propriedades desta matéria-prima para este fim, onde se podedestacar como um material reutilizado e triturado, com o propósito da proteção do meio ambiente e de garantir a sustentabilidade. A sua baixa densidade o que resulta sua leveza e consequentemente redução de custo de obra por reduzir o peso de carga das fundações, e sua capacidade de isolamento termo-acústico o que permite melhores condições de conforto aliadas a economia com futuro gastos de energiaelétrica.

Palavras-chave: Poliestireno Expandido, Construção Civil, Sustentabilidade, Reciclagem.


1 INTRODUÇÃO

Desde os primórdios a humanidade desenvolve novas tecnologias para aprimorar sua forma de vida, entre elas muito foi direcionado para melhorar sua moradia, essas novas tecnologias vieram aliadas de novas ideias e matéria-prima, pois substitui os materiais usados tradicionalmente poroutros materiais alternativos o que proporciona redução de custos e aumento do conforto.

A indústria da construção civil avançou consideravelmente no século XXI, adentrou literalmente na era da tecnologia de ponta com o surgimento de novos materiais e sistemas que reduzem tanto o tempo de obra como o custo final da mesma; ou seja, o mercado vem inovando a cada dia, procurando novos materiaissustentáveis.

Sendo ramo da construção civil um grande potencial consumidor destes recursos para o desenvolvimento e concepção de seus projetos, esta tem primordial necessidade de avaliar custos e desperdícios de materiais nas obras, considerar todas as características e propriedades destes materiais para obter como resultado a eficiência dos ambientes criados visando economia e redução deresíduos.

Entre os materiais que estão ocupando espaço na construção civil encontra-se o EPS – Poliestireno Expandido, popularmente conhecido como Isopor®, o que na verdade é uma marca registrada.

Sendo o EPS usado em diversas aplicações na atividade de construção civil, desde as fundações até o acabamento do projeto. Isto é possível devido sua versatilidade e duas de suas propriedades, asquais são o isolamento termo-acústico e a sua baixa densidade, ambas proporcionam economia.


2 POLIESTIRENO

O poliestireno (PS) pertence ao grupo das resinas termoplásticas, que inclui, entre outros, os polietilenos (de alta densidade; baixa densidade; e baixa densidade linear), o polipropileno (PP), o policloreto de vinila (PVC) e o poli (tereftalato de etileno) (PET) (Montenegro eSerfaty, 2003).

O PS é o pioneiro entre os termoplásticos. A primeira planta industrial a operar comercialmente com sucesso foi a IG Farbenindustrie, na Alemanha, em 1930. Nos Estados Unidos, o poliestireno foi produzido em escala comercial, pela primeira vez, em 1938, pela Dow Chemical Company. Sua descoberta se deu em 1839 pelo farmacêutico alemão Eduard Simon.

Sendo uma resina termoplásticasintetizada do monômero de estireno, que pode ser obtido através do etilbenzeno, e este por sua vez é derivado do eteno e benzeno, os quais são derivados do petróleo.


2.1 PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Este processo é dividido em duas etapas de produção do monômero de estireno, estas são:
É realizada a reação do eteno com o benzeno para que haja a fabricação do etilbenzeno, depois em colunas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poliestireno
  • Poliestireno
  • Poliestireno
  • Poliestireno
  • poliestireno
  • Poliestireno
  • Poliestireno
  • Poliestireno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!