POLIDEZ completp

1605 palavras 7 páginas
A ÉTICA DAS VIRTUDES – POLIDEZ E GRATIDÃO

Camila Zambelli Faccin
Emília Zambelli Faccin
Emmanuel Anchieta
Roger Paixão

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Virtude, desde Aristóteles, é a disposição do indivíduo para praticar o bem. São todos os hábitos que levam o homem para o caminho do bem. A polidez, a fidelidade, a prudência, a temperança, a coragem, a justiça, a generosidade, a compaixão, a misericórdia, a gratidão, a humildade, a simplicidade, a tolerância, a pureza, a doçura, a boa-fé, o humor e o amor são exemplos de virtudes.
No presente trabalho aprofundaremos o estudo sobre a polidez e a gratidão, com base no livro Pequeno tratado das Grandes Virtudes, do escritor André Comte-Sponville dentre outras obras.
POLIDEZ
Segundo o dicionário Aurélio, polidez significa a “Qualidade de polido” que, por sua vez, significa: “Cortês; delicado”. É sinônimo de gentileza, educação, delicadeza e civilização. São as boas maneiras, a aparência. Simplificando, é o que distingue uma pessoa mal-educada de uma pessoa educada. Contudo, comparada com as outras virtudes, como a justiça, por exemplo, a polidez é considerada uma “virtude menor”, porém, se faz necessária para a boa convivência humana em sociedade.
André Comte-Sponville, em sua obra intitulada Pequeno Tratado das Grandes Virtudes, afirma que “a polidez é a primeira virtude e, quem sabe, a origem de todas. É também a mais pobre, a mais superficial, a mais discutível”.
Pode-se entender a polidez como a primeira virtude, pois é uma ordem de tempo para o indivíduo, por exemplo, o recém-nascido, até atingir certa idade, não possui moral, o que ele descobre, por influência de seus pais ou responsáveis, é a diferença entre o que é certo e o que é errado, as proibições, o que é mau e o que é perigoso: não falar palavrões, não interromper as pessoas, usar talheres, pedir desculpas e com licença, entre tantas outras ordens que crianças são acostumadas a ouvir e a seguir identificam a polidez, por isso, dize-se a primeira virtude

Relacionados