POLICIAMENTO COMUNITÁRIO E A SUA CONTRIBUIÇÃO, ATRAVÉS DE AÇÕES DA RONDA ESCOLAR E DO PROERD, PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA PRESTADOS PELA PMBA EM ITAMARAJU.

8099 palavras 33 páginas
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO E A SUA CONTRIBUIÇÃO, ATRAVÉS DE AÇÕES DA RONDA ESCOLAR E DO PROERD, PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA PRESTADOS PELA PMBA EM ITAMARAJU.
Sidney Rodrigues de Oliveira *1

RESUMO

O presente artigo apresenta um estudo sobre o policiamento comunitário, filosofia de policiamento que os governantes brasileiros vêm aplicando em suas políticas de segurança pública, e que tem sido implementado em Itamaraju pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), através da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (43ª CIPM), exteriorizando-se por meio de ações da Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), com o objetivo de melhorar os resultados da segurança pública na cidade. O estudo em questão fundamentou-se em pesquisas bibliográficas, exploratórias e qualitativas, valendo-se também do aporte teórico de manuais, relatórios de serviço de policiais militares e diretrizes operacionais da PMBA que orientam a implementação e efetivação do policiamento comunitário, além de apresentar os resultados até então obtidos e as dificuldades encontradas na sua aplicação em Itamaraju. Por fim, conclui que o policiamento comunitário, apesar das dificuldades e resistências, é uma ferramenta que deve continuar sendo utilizada pela 43ª CIPM com vistas ao acompanhamento da dinâmica do desenvolvimento social, melhorando os serviços de segurança pública prestados à uma sociedade cada vez mais exigente que, em razão de viver afrontada pela violência urbana, clama sempre por mais segurança.

Palavras-chaves: Segurança Publica. Policiamento Comunitário. Ronda Escolar. PROERD

1 INTRODUÇÃO

Com o advento do estado democrático de direito, as questões relacionadas à segurança pública no Brasil passaram a ser encaradas com seriedade pelos governantes e com maior preocupação por parte da sociedade, principalmente no que diz respeito aos direitos humanos e à prevenção da criminalidade. E com o crescimento desenfreado da

Relacionados