policarpo

Páginas: 3 (524 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 Policarpo Quaresma, conhecido por todos como Major, é funcionário público e um nacionalista exacerbado. Busca em todos os aspectos a nacionalidade pura: Na alimentação, na vestimenta, na linguagem.Tanto que propõe ao congresso nacional a substituição do português pelo tupi, e é visto como um louco, sendo ridicularizado nos jornais da cidade. Quaresma vive no subúrbio junto da irmã Adelaide, eé mal visto por seus vizinhos, que acham estranho um iletrado ter uma biblioteca em casa e um senhor de respeito gostar tanto do violão, considerado instrumento de “vagabundos”. Ele vê no violão agenuína poesia brasileira e em Ricardo Coração dos Outros, seu amigo e trovador, o verdadeiro poeta. Olga, uma jovem inteligente, é afilhada de Quaresma, filha de Coleoni, amigo de longa data do Major. Elasempre está ao lado do tio e o apoia em suas ideias consideradas absurdas.
As moças do antigamente aprendiam que tinham de se casar antes de ficarem velhas, ou algo do gênero; era o caso de Ismêniaem relação ao seu futuro casamento com Cavalcânti, que mais tarde viajaria a fim de estudos sem dar mais notícias à noiva,que acaba morrendo de desgosto .
Policarpo é internado num hospício depois deser demitido (por escrever um requerimento em tupi-guarani) e tentar atacar seu chefe; e Olga sempre o visita, mostrando-se preocupada. Ainda no hospício, Quaresma confronta os métodos do médico eeste percebendo o quão tirano está sendo, soltando seus pacientes. Quando Quaresma sai do hospicio se muda para um sítio nomeado “Sossego” junto da irmã, alegando que da terra fértil brasileira pode-seviver. Contrata um ajudante para “restaurar” a ordem naquele lugar, e apesar de não possuir muito jeito para a agricultura, o Major é persistente, travando uma batalha contra a política local, oscomerciantes, as formigas saúvas, o sol e a enxada. Porém, com o tempo, vê-se perdido e decide escrever um memorando ao presidente sobre a fraco investimento agrário brasileiro.
          Com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • policarpo
  • Policarpo
  • Policarpo de esmirna
  • livro policarpo
  • Policarpo Quaresma
  • Policarpo Quaresma
  • policarpo quaresma
  • Policarpo quaresma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!