Poliéster

Páginas: 9 (2070 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
INTRODUÇÃO


O trabalho tem como objetivo mostrar as características, processo de produção de fibras de poliéster e suas definições.
Com o decorrer dos tempos surgiu a necessidade de se produzirem fibras artificiais. Tal fato surgiu, devido à produção de fibras naturais não acompanhar o ritmo do seu consumo. Estas fibras apareceram nos fins do século XIX.
A fibra de poliéster é de grandeimportância no cenário mundial, pois possibilita a sua utilização em vários seguimentos devido as suas inúmeras vantagens e benefícios o que torna a vida das pessoas prática no seu dia a dia.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a partir de pesquisas bibliográficas em livros, revistas, artigos científicos, e sites especializados na área têxtil.1. HISTÓRIA DO POLIÉSTER

Em 1941 Whinfield e Dickson descobriram na Inglaterra a produção de fibras de poliéster. Elas existem no mercado sob os nomes Elevitron, Diolem, Trevira e Vestan. Os fabricantes ingleses e norte-americanos de fibras produzem as suas fibras de poliéster Terylene e Dacron na República Alemã.
O filamento têxtil de poliéster começou a ser produzido noBrasil na década de 60. Nos anos 70 vários iniciaram e/ou ampliaram sua capacidade de produção aumentando consideravelmente a oferta e ampliando a gama de títulos produzidos.
A utilização do poliéster no inicio voltada tão somente a linha de vestuário se diversificou de tal modo chegando a mais de 100 usos finais específicos e nas mais diversas máquinas e construções de tecidos.

1.1 HISTÓRIA DARHODIA-STER

A liderança da Rhodia-Ster no seguimento de fibras poliéster não se deve apenas ao fato de ser o maior fabricante do hemisfério-sul, com uma capacidade de 94 mil toneladas/ano.
O que a fez líder é também a experiência de quem conhece o mercado têxtil no Brasil desde 1929.
É a diversificação de seus produtos e o constante aprimoramento da qualidade, que a tornou o único fabricantede fibras poliéster no Brasil a receber a certificação ISO 9001.
Essa liderança da Rhodia-Ster se deu até certo momento, quando seus proprietários venderam todo o maquinário para a indústria Ledervin deixando então de produzir poliéster e focando suas atividades na fibra Poliamida.








2.PRODUÇÃO DO POLIÉSTER

2.1 POLIÉSTER (PES) OU POLIETILENOTEREFTALATO (PET);

Amatéria prima para a produção do polímero de PET são principalmente o ácido tereftálico e etileno glicol.











O processo de fabricação das fibras sintéticas é transformação da nafta petroquímica I derivado do petróleo em benzeno, eteno, propeno e para-xileno, produtos intermediários chamados da primeira geração petroquímica em sumos básicos para fabricação dessas fibras.
Opoliéster (PES) é uma fibra química sintética e suas matérias-primas primordiais são: Ácido tereftálico e o Etileno glicol ambas provem do para-xileno.

2.2 FLUXOGRAMA SIMPLIFICADO DA FABRICAÇÃO DA FIBRA DE POLIÉSTER.



2.3 OBTENÇÃO DO POLIETILENO TEREFTALATO (PET), POLIMERO NECESSÁRIO PARA PRODUÇÃO DA FIBRA DE POLIÉSTER (PES)

A obtenção do polímero é feita através da poli condensação do ácidotereftálico com o etileno glicol em alta temperatura e vácuo, 280°C, em uma atmosfera de nitrogênio puro, com isso obtém-se um liquido viscoso, o poli condensado polietileno tereftalato.
O processo de produção dos filamentos pode ocorrer de modo continuo ou descontinuo, no continuo ainda poli condensado o polímero através de uma bomba passa pela fieira onde começa a ser solidificado e por diantecontinua o processo de estiragem. No descontinuo o poli condensado é solidificado e triturado em pequenos pedaços para serem fundidos novamente, depois de triturados receberam o nome de CHIPS.
A estiragem dos filamentos efetua-se geralmente com temperatura de + ou – 90°C. O processo de estiragem é importante para as propriedades do fio, como aumentar a resistência, diminuir a tendência ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poliéster
  • Poliéster e fiberglass
  • Resina de poliester
  • resina poliester
  • Folder poliéster
  • Artigo Poliester
  • Preparaçao de um poliester
  • Nylon e Poliéster

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!