Poliéster e fiberglass

Páginas: 5 (1017 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
Poliéster e Fiberglass:

Fiberglass é o material compósito produzido basicamente a partir da aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro com resina Poliéster ― (que é uma categoria de polímeros que contêm o grupo funcional éster na sua cadeia principal. E que, dependendo de sua estrutura química, pode ser termoplástico (que muda de forma após a aplicação de calor. Mas apesar de serum material combustível a altas temperaturas, eles têm tendência a encolher para longe da chama e a cessar o fogo após a combustão, o que é uma vantagem). ou termoendurecido (que são usados como materiais de fundição, resinas de laminagem de fibra de vidro e betumes não-metálicos de enchimento para automóveis), no entanto a maioria dos Poliésteres comuns são termoplásticos.
Poliésteres possuemuma grande variedade de utilizações. Como por exemplo, tecidos e malhas feitos com fios de fibras de Poliester são usados extensivamente em confecções e têxteis-lar. Desde camisas e calças a casacos e chapéus, desde lençóis a cortinados e móveis estofados. Fibras Fios e cordas de Poliéster são usados em reforços para pneus, cintos de segurança. Fibras de Poliéster são usadas como materialisolante e enchimento de almofadas, edredons e estofos.
Os Poliésteres possuem tantas vantagens, que fibras Poliésteres agora são misturadas com fibras naturais para produzir um tecido com propriedades das fibras sintéticas sem perder o toque das fibras naturais, já que os tecidos de Poliéster possuem vantagens específicas sobre os tecidos com fibras naturais, tais como resistência à ruga,durabilidade e retenção de cor. (Vale lembrar que antes as roupas sintéticas eram percepcionadas por muitos como tendo um toque menos natural em relação à roupa feita com fibras naturais, tais como o algodão e a lã. Daí surgira a idéia da mistura de fibras).
Os Poliésteres também são usados como matéria prima para a fabricação de garrafas de plástico, tinta em pó e verniz, etc.
Comoverniz, aplicado à pistola são usados em acabamentos em madeiras de alta qualidade para guitarras, pianos e interiores de viaturas e iates. As propriedades Tixotrópicas dos poliésteres aplicáveis à pistola tornam-nos ideais para serem aplicados em madeiras de grão aberto, pois enchem rapidamente o grão, com uma espessura alta por demão. Após a cura, estes vernizes de poliéster podem ser lixados epolidos até um acabamento de alto-brilho. ―
e posterior aplicação de uma substância catalisadora de Polimerização (Processo químico importante na produção de borracha sintética, plásticos, tintas e fibras artificiais. Nesse processo, moléculas chamadas monômeros se combinam umas com as outras formando moléculas maiores denominadas polímeros. Se os monômeros são idênticos, o processo é chamadoHomopolimerização. Se são diferentes, o processo é dito Copolimerização).
O material resultante é geralmente altamente resistente, possui excelentes propriedades mecânicas e baixa densidade.
Permite a produção de peças com grande variedade de formatos e tamanhos, tais como placas para montagem de circuitos eletrônicos, cascos e hélices de barcos, fuselagens de aviões (o corpo principal do avião, noqual são fixados o trem de aterrissagem, as asas etc., e onde se encontram os passageiros, a carga, a tripulação), caixas d'água, piscinas, pranchas de surf, recipientes de armazenamento, peças para inúmeros fins industriais em inúmeros ramos de atividade, carroçarias de automóveis, na construção civil e em milhares de outras aplicações.
A fibra de vidro faz o papel da armadura de ferro noconcreto armado: torna as peças resistentes a choques, tração e flexão.
A fibra de vidro é fornecida em mantas prensadas, tecidos trançados, fitas ou cordéis (rooving) que são lançados ou desfiados sobre o molde e impregnados de resina.
A manta prensada é mais barata, mas solta "fiapos" durante a montagem, enquanto que o tecido, um pouco mais caro, permite um trabalho mais limpo, peças mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poliester
  • Poliéster
  • Poliéster
  • Resina de poliester
  • resina poliester
  • Folder poliéster
  • Artigo Poliester
  • Preparaçao de um poliester

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!