Polemica sobre o ensino juseitico

446 palavras 2 páginas
A polêmica sobre o ensino jesuítico

Análises desapaixonados da obra dos Jesuítas despertaram defensores como críticos,na formação honnete homme significa de modo amplo de gentil-homem.
No século xviii após mais de duzentos anos de ação pedagógica Jesuítas,recrudesceram de tolices”diz o filósofo Voltaire.
Em 1759,o Marquês de pombal,primeiro-ministro(inclusive do Brasil).até que finalmente em 1773 o papa Clemente xiv extinguiu a companhia de Jesus,segundo os seus detratores o ensino Jesuítico promoveu a separação entre escola e vida,nos cursos de filosofia e ciências de Jesuítas mostram-se conservadores por retornaram a filosofia escolástica.
A companhia de Jesus foi acusada de decadente e ultrapassada afinal,o ensino universalista e muito formal distanciava os alunos do mundo,não mais se justificava o desprezo ao espírito crítico ,á pesquisa e a experimentação,ao contrario os Jesuítas eram considerados excessivamente dogmáticos,autoritários e por demais comprometido com inquisição.Nos estudos mais recentes,no entanto procura-se examinar a atuação dos Jesuítas dentro do contexto histórico da época em que viveram,respeitando o entendimento que então prevalecia sobre as relações entre igreja e estado.
O que encontramos na Europa daquele tempo foi o teses naturalistas,reconhecendo a capacidade humana de se guiar pela razão.defendeu a autoridade ao rei independente do poder do papa e da igreja.
Nesse contexto de crítica a tradição mediável,a educação procurava bases naturais,não-religiosas,a fim de se tornar instrumento adequado para a difusão dos valores burgueses.embora defendido com vigor na obra de literatos,filósofos e pedagogos,nem sempre esse ideal foi alcançado nas escolas,como vimos no exemplo de inúmeras escolas religiosas conservadoras,como as dos Jesuítas.Ainda que fosse grande a produção intelectual na renascença,não havia propriamente uma filosofia da educação como sistema de pensamento coerente e organizado. Vives
Escreveu inclusive

Relacionados