Polaridade da agua

Páginas: 3 (610 palavras) Publicado: 5 de março de 2013
A molécula de água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio.

O átomo de oxigênio ao se relacionar com os dois átomos de hidrogênio, atrai os elétrons dos hidrogênios. Próton = cargapositiva; elétron = carga negativa. Quando o oxigênio atrai o elétron do hidrogênio, o deixa menos negativo (já que ele perde elétron, cuja carga é negativa). Ficar menos negativo significa ficarpositivo (já o hidrogênio ficou quase sem elétron na sua composição, ficou com seu próton que é de carga positiva). Como o átomo de oxigênio atraiu negatividade (atraiu elétrons) ele ficou negativo. Comisto, na molécula de água o oxigênio fica negativo e os hidrogênios ficam positivos.

A diferença de cargas em uma molécula gera uma polaridade.
A questão é bem simples: devido a polaridade dasmoléculas. A água, H2O, tem polos bem definidos (positivo nos hidrogênios, e negativo nos oxigênios. Os óleos são, em geral, moléculas orgânicas não saturadas fortemente apolares (suas ligações ocorrem,basicamente, entre Carbono e Hidrogênio). Devido a essa falta de afinidade, água e óleo não se misturam.

Porém, é possível misturar água e óleo. Você tem um bom exemplo de uma mistura deste tipo nageladeira: a maionese. Como isso ocorre? Usando substancias de moléculas "grandes", onde uma ponta é polar e a outra é apolar. É exatamente essa a característica de um detergente.

Nela, os traçossão ligações orgânicas Carbono-Carbono com hidrogênios em volta (ligação apolar) e na ponta da molécula sempre um composto de "formação" iônica (fortemente polar). A ponta apolar, no caso, irá diluir(se misturar) com o óleo, enquanto a ponta polar se liga (se mistura) a água. É por isso que você consegue retirar gordura e outras sujeiras da louça e, até mesmo, do seu corpo. A maionese que eucitei é uma emulsão formada de óleo (azeite), gema de ovos e suco de limão (ou vinagre), onde a mistura limão (ou vinagre) e gema de ovo tem a função "detergente", de juntar a água presente no suco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polaridade
  • polaridade
  • polaridade
  • POLARIDADE
  • Polaridade
  • Polaridade
  • Polaridade
  • Polaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!