Pol Ticas P Blicas Educacionais

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 10 de abril de 2015



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS - Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas

FERNANDO PINHEIRO DA SILVA















trabalho complementar
Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais
















CUIABÁ
04/2010


FERNANDO PINHEIRO DA SILVA

















trabalho complementar
Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais








Trabalhoapresentado ao Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas; da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Língua Portuguesa: Políticas Públicas Educacionais – 3º Semestre.


Orientador: Profª. Josilaine Burque Ricci Nascimento







CUIABÁ
04/2010
INTRODUÇÃO

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, nãosimplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”
Jean Piaget.
























I – GESTÃO ESCOLAR

O conceito de Gestão Escolar é de grande importância, na medida em que desejamos uma escola que atendaàs atuais exigências sociais: formar cidadãos, oferecendo possibilidade de apreensão de competências e habilidades para inserção social. Costuma-se classificar a Gestão Escolar em 3 áreas que estão interligadas

Gestão Pedagógica - É o lado mais importante e significativo da gestão escolar, pois, cuida da área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar, estabelecendo objetivospara o ensino, gerais e específicos.


Gestão Administrativa - Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).

Gestão de Recursos Humanos - Constitui a parte mais sensível de toda a gestão, lidando com pessoas, mantendo-as trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo emsuas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento. (http://www.portaleducacao.com.br/).

II - A POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL

Colonial - Durante três séculos, o Brasil ficou na condição de colônia. A política era formada por representantes legais do poder da metrópole. A economia girava em torno da própria metrópole. O português Diogo Álvares Correia, conhecidocomo Caramuru, auxiliou o trabalho dos jesuítas (os primeiros alfabetizadores no Brasil). Vivendo entre os indígenas como intermediário entre os portugueses e os índios da Bahia, facilitou a comunicação entre eles para que os sacerdotes da Companhia de Jesus, isto é, Jesuítas, sob a chefia de Nóbrega, fundassem em Salvador o primeiro colégio do Brasil.
Os jesuítas empenharam-se na catequese dosíndios, fundaram escolas para os filhos dos colonos. Apesar de os jesuítas serem os primeiros educadores enviados ao Brasil, estes não tinham o intuito de educar, mas sim de catequizar os indígenas, a fim de angariar trabalhadores para a Coroa. Eles estavam cientes de que, para converter os nativos à sua fé, seria necessário primeiramente alfabetizá-los.
Após 210 anos de serviços educacionaisprestados ao Brasil, os jesuítas foram banidos porque a educação jesuítica não coadunava com os interesses comerciais do Marquês de Pombal. Portugal estava decadente em relação a outras potências européias, e o Marquês pretendia reerguer o país, colocando as escolas a serviço do Estado e não mais da fé. Com o desmantelamento do sistema jesuítico, a educação brasileira praticamente voltou à estaca zero,no início do século XIX.

Império – Quando Portugal é invadido pelas tropas francesas, a família real é obrigada a vir para o Brasil. A transferência do aparelho do Estado metropolitano português para o território colonial, com a vinda da família real, inaugurou uma nova fase para o Brasil-Colônia, marcando o fim da etapa de colonização. Dom João VI realiza, no Brasil adaptações no plano...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pol Ticas P Blicas
  • A Pol Tica Cultural Como Pol Tica P Blica
  • Museus e Pol ticas P blicas
  • O Ciclo Das Pol Ticas P Blicas
  • ATORES DA POL TICA P BLICA
  • MACROECONOMIA E POL TICAS P BLICAS
  • Ciclo das Pol ticas P blicas
  • Pol Ticas P Blicas De Turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!