pol meros

Páginas: 7 (1665 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RUY ALENCAR


















POLÍMEROS NATURAIS E SINTÉTICOS





















MANAUS/AM
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Polímeros 5
2.1. Nomenclatura 5
2.2. Reações de Polimerização 6
3. Polímero Natural 6
3.1. Polímero de Condensação 6
3.1.1. Polissacarídeos 6
3.1.2. Proteínas 7
3.2. Polímeros de Adição 73.2.1. Vulcanização 8
4. Polímeros Sintéticos 8
4.1. Polímeros de Adição 8
4.1.1. Copolímeros 8
4.2. Polímeros de Condensação 9
4.3. Polímeros de Rearranjos 9
5. Considerações Finais 10
Referências 11
Anexo 12







Introdução
O presente trabalho é sobre Polímeros, mais concretamente sobre Polímeros naturais e sintéticos.
Os polímeros sãomateriais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência). Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de umpolímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero. . . até chegar ao polímero.
Está organizado em algumas partes, nas quais abordaremos sobre os polímeros naturais e sintéticos aprofundando-nos mais ainda em cada assunto.
Ao fim, apresentaremosuma Conclusão da equipe sobre o tema.















2. Polímeros
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). Os monômeros são moléculas de baixa massa molecular os quais, a partir das reações de polimerização, vêm a gerar na macromolécula polimérica. A unidades repetitiva, chamada de mero, provem da estrutura do monômero. O número de unidadesestruturais repetidas, ou seja, número de meros que podem se verificar na estrutura de uma macromolécula, é chamado grau de polimerização. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta.
2.1. Nomenclaturas
As normas internacionais publicadas pela IUPAC indicam que o princípio geral para nomear os polímeros éutilizando-se o prefixo poli-, seguido da unidade estrutural repetitiva que define ao polímero, escrita entre parênteses. Por exemplo: Poli (tio-1,4-fenileno)
As normas da IUPAC são geralmente usadas para nomear os polímeros de estrutura complexa, uma vez que permitem identificá-los sem produzir ambiguidades nas bases de dados de artigos científicos. Porém, não costumam ser usadas para polímeros deestrutura mais simples e de uso comum, principalmente porque esses polímeros foram inventados antes que se publicassem as primeiras normas da IUPAC, em 1952, e por isso seus nomes tradicionais já haviam sido popularizados.
Na prática, os polímeros de uso comum costumam ser denominados das seguintes maneiras:
Prefixo poli- seguido do monômero de onde se obtém o polímero. Esta convenção é distinta daconvenção da IUPAC porque o monômero nem sempre coincide com a UER, e utiliza uma denominação sem uso de parêntese e, em muitos casos, seguindo uma nomenclatura "tradicional". Exemplo: polietileno em vez de "poli (metileno)"; poliestireno em vez de "poli(1-feniletileno)".
Para copolímeros, costumam-se listar simplesmente os monômeros que os formam, precedidos da palavra "goma", se é um elastômero,ou "resina", se é um plástico. Exemplos: acrilonitrilo butadieno estireno; goma estireno-butadieno; resina fenol-formaldeído.
É frequente também o uso indevido de marcas comerciais como sinônimos de polímeros, independentemente da empresa que o fabrique. Exemplos: Nylon para poliamida, Teflon para politetrafluoeretileno, Neopreno para policloropreno, Isopor para poliestireno.
A IUPAC reconhece...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pol Meros
  • Pol Mero
  • Pol meros
  • Pol Meros
  • Pol Meros
  • POL MEROS
  • Pol meros
  • QO 17 Pol Meros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!