POL LICA HIDOGR FICA

260 palavras 2 páginas
POLÍLICA HIDOGRÁFICA: O Plano de Bacia Hidrográfica é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos instituída no Paraná pela Lei nº 12.726, de 26 de novembro de 1999. O planejamento de recursos hídricos, elaborado por bacia ou conjunto de bacias hidrográficas do Estado, consubstanciar-se-á, formalmente, em plano que visa a fundamentar e orientar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e o seu respectivo gerenciamento.
“O Brasil é um dos países mais ricos em bacias hidrográficas do mundo. Possui cerca de 15% das reservas de água doce de todo o mundo.”
24 de Agosto, 2014 - 15:37 ( Brasília )
CRISE DA ÁGUA - SECA AMEAÇA 40 MILHÕES DE PESSOAS
Levantamento da Agência Nacional de Águas revela que seis bacias hidrográficas sofrem com a escassez de chuva; índice está 20% abaixo da média histórica
A seca na Região Sudeste não esvazia apenas os reservatórios paulistas. Um levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) a pedido do GLOBO mostra que seis das principais bacias hidrográficas brasileiras enfrentam problemas, ameaçando moradores de nove estados e do Distrito Federal. São cerca de 40 milhões de pessoas afetadas — o equivalente a 20% da população brasileira.

CAUSA DA FALTA DE ÁGUA NO SUDESTE BRASILEIRO:
O desmatamento na Amazônia é uma das causas da crise de abastecimento de água no Sudeste. A ausência de árvores influencia na geração de chuvas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, que são produzidas em parte pela umidade que vem da Amazônia. Com menos árvores, menos umidade chega à atmosfera e ocorrem menos chuvas.

Relacionados