POL GONO DE FREQU NCIA

318 palavras 2 páginas
1 POLÍGONO DE FREQUÊNCIA
O polígono de frequência é um gráfico em linha, cujas frequências são marcadas sobre os perpendiculares ao eixo horizontal e erguidas a partir dos pontos médios (xi) de cada intervalo de classe. Em outras palavras, as junções são formadas pelo ponto médio da classe na vertical, com a frequência da classe na horizontal.

2 OGIVA DE GALTON
O conceito é análogo ao do Polígono de Frequência, com a única diferença que aqui se utilizam as Frequências Acumuladas.
Traça-se este tipo de gráfico se está interessado no estudo de um problema de frequência com que uma variável assume valores “menores ou iguais” ou “maiores ou iguais” ou “iguais” a um valor fixado, do que na frequência em que ela assume valores individuais. Para isso, nos valemos da Frequência Acumulada (fai) e pode-se representar seu gráfico correspondente, denominado de OGIVA DE GALTON.
No caso de se estudar um problema de frequência com que uma variável assume valores menores (ou, menores ou iguais) a um valor fixado, utilizam-se as frequências acumuladas.

2.1 Critério para traçar a OGIVA DE GALTON
Se a variável aleatória é discreta (VAD), ligam-se os Pontos Médios das bases superiores dos retângulos e neste caso não existem as classes, pois os valores da variável estão concentrados em um ponto (Ponto Médio de Classe). Exemplo: Lançamento de 4 moedas 50 vezes: X= Ocorrência da face CARA

OBS.: 1) Quando a espécie do fato (ou seja, a variável) em estudo for representada por uma variável aleatória discreta e as observações forem agrupadas numa Tabela de Frequências, o critério para a Ogiva de Galton será o da variável aleatória contínua, já que as observações estão sendo tratadas como tal. 2) Se a variável aleatória é contínua (VAC), tomar cuidado com caso de “Frequência Acumulada abaixo de”, de ligar os pontos extremos da direita das bases superiores dos retângulos e não dos Pontos Médios.

Relacionados

  • Condi es de conforto e higiene nos trabalhadores de sa de em hospital geral
    25273 palavras | 102 páginas