Pol 1

Páginas: 16 (3968 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
1. “(...) a interpretação da ação deve tomar conhecimento do fato, fundamentalmente importante de que as configurações coletivas vinculadas ao pensamento cotidiano ou ao jurídico são ideais de algo que em parte existe, em parte deve valer na mente de pessoas reais, ideias pela qual se orienta ação daquelas; e o fato de que, como tais, elas tem um significado causal bastante forte, ás vezes atédominante, para o modo como se desenrola a ação das pessoas reais, sobretudo na forma de algo que deve ou não valer”. (Max Weber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 379)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, WEBER conceitua RELAÇÃO SOCIAL como...
*A- Para Weber a relação social se diferencia da açãosocial pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco.
B- Para Weber a relação social se iguala da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo isolado.
C- Para Weber a relação social se diferencia da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores sejam coagidos pelos fatos sociais demodo recíproco.
D- Para Weber a relação social se iguala da ação social pelo fato de que aquela relação demanda de que os atores realizem a ação de modo parcial.
E- Para Weber a relação social se diferencia do fato social pelo fato de que aquela desvinculação demanda de que os atores realizem a ação de modo recíproco.

2 “Nossa época, porém, a época da burguesia, se caracteriza por tersimplificado os antagonismos de classe. Toda sociedade se divide mais e mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes frontalmente opostas: a burguesia e o proletariado.” (Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78)
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica...
A-pela distribuição da riqueza deacordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
_*B- pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
C- pelas diferenças de inteligência e habilidades inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
D- pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos,marcados pela igualdade de oportunidades.
E- pela desapropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
2. “Até hoje, a história de toda a sociedade é a história da luta de classes.” (Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78).A EscolaMarxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Marx com tal teoria, pela óptica marxista, defende que ...
A- os conflitos sociais são culturais, sendo expressões do embate entre a tradição e a inovação.
-*B- os conflitos nascem das contradições, sendo estas resultantes do acessodesigual aos meios de produção.
C- as sociedades mais avançadas são aquelas que melhor se adaptaram ao longo do processo histórico, sendo as menos aptas extintas.
D- os conflitos sociais são observados apenas nas sociedades anteriores à Revolução Industrial.
E- todas as relações sociais estão desvinculadas da esfera econômica, sendo os conflitos políticos o alicerce da vida em sociedade.
3. Moreno eCubero apresentam a diferenciação entre as práticas educativas parentais basicamente a partir de quatro categorias: grau de controle, afeto e exigência de maturidade. Essas quatro categorias, procuram explicar as diferenças de personalidade e de socialização das crianças a partir dos padrões de atuação dos pais.MORENO, M.C. CUBERO, R. Relações sociais nos anos pré-escolares: família, escola,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 Quadro Pol Tica
  • TRABALHO DE POL TICA 1
  • ECONOMIA POL TICA 1
  • Economia Pol tica 1
  • Trabalho De Pol Tica Social 1
  • O HOMEM DE VOCA O POL TICA 1
  • Clube De Pol Tica Aula 1
  • Apontamentos De Economia Pol Tica 1 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!