Políticas e reformas educativas no mercosul

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
MAESTRIA EN EDUCACIÓN
GRUPO II – 2008

Seminário: “Políticas y Reformas Educativas en el Mercosur”
Docente: Profesor Enrique Martínez Larrechea
Discente: Francielle Ramos Leite





CUESTIONARIO PARA LA EVALUACION

EVALUACION FINAL
























Montevideo, janeiro de 2009.



1. Identifique los desafíos de la educación brasileña planteadospor Schwartzman (2005) y descríbalos brevemente. Exponga su opinión personal al respecto con una breve fundamentación.

Quase todas as crianças na faixa dos sete aos dez anos de idade estão na escola. Portanto, o acesso deixou de ser um problema importante. Dentre os vários desafios da educação brasileira planteados por Schwartzman (2005), podemos relevar:
• Qualidade e igualdade deensino, uma vez que a má qualidade da educação ao afeta a todos da mesma maneira: ela atinge, principalmente as crianças oriundas de famílias mais pobres, e as escolas não estão preparadas para compensar estas diferenças, de acordo com conteúdo apresentado por Francisco Soares.
• Competência e comprometimento, pois existem evidências de que muitos professores não adquirem a formaçãonecessária para proporcionar uma educação de qualidade e enfrentar os problemas particulares sérios que afetam as escolas públicas que devem anteceder as populações mais carentes.
• Limitação dos professores, uma vez que o Brasil não elaborou um sistema próprio para a formação do professor, que ficara isolada, relegada aos segmentos de menor prestígio das instituições de ensino superior e áiniciativa privada. Uma das conseqüências desta combinação foi que membros desta profissão ficaram altamente organizados e politicamente motivados, mas com formação limitada em relação às competências e ao conhecimento didático adequado às suas áreas de trabalho.
A estratificação da educação para o trabalho em minha opinião é o desafio mais cruel para a educação do Brasil. Neste aspectotemos uma sociedade que necessita do emprego e a educação que lhe decorrente é a profissional ou profissionalizante. Contudo, como objetivo prioritário de uma educação cultural, de formação do ser cidadão, esta é quase uma parcela mínima quando inatingível.










2. La descentralización parece haber sido una de las tendencias de las reformas educativas en los últimos veinticincoaños en la región. Por favor, exponga brevemente cuales fueron las principales políticas de descentralización identificables en la reformas argentina, brasileña, chilena y uruguaya.


Nos últimos dez anos, quase todos os países da América Latina iniciaram reformas educativas que estiveram, supostamente precedidas por estudos realizados por organismos internacionais que evidenciaram seus logros edeficiências à luz das mudanças que definiam o processo de reestruturação da ordem econômica mundial nos anos 80 e 90.
O método comparativo permite entender a influência que diferentes contextos históricos e diferentes formas de organização do Estado têm sobre os modelos de descentralização adotados nos diferentes países. Dentre as principais conclusões é possível destacar:
1. noprincípio dos anos 1980, o sistema educacional chileno havia assegurado atendimento educacional muito maior que o Brasil e era fortemente centralizado no Governo Central, ao contrário do Brasil, que sempre teve as matrículas da educação obrigatória oferecidas pelos estados e municípios, sem que estes chegassem a garantir acesso universal;
2. a descentralização da oferta educacional no Chile se deudo Governo Central para as municipalidades e para os particulares, num período muito curto, sendo facilitada pelo regime de exceção a que estavam submetidos os chilenos e à organização unitária do Estado;
3. no Brasil, a descentralização ocorreu principalmente na segunda metade dos anos 90, dos estados para os municípios, e as escolas particulares perderam muita importância no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politicas educativas
  • o currículo e a reforma educativa em Angola
  • Reforma educativa em angola
  • Reforma Política
  • reforma política
  • REFORMA POLÍTICA
  • reforma politica
  • Reforma Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!