Políticas sociais e a pessoa idosa

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

FLAVIANA CORRÊA DOS SANTOS
GESIELY LIMA
MARCIA QUIEZA DA SILVA
MARIA DO CARMO BENEDITO DA LUZ
MICHELLE PAVANI DOS SANTOS ALMO














políticas sociais do brasil
ANTES E PÓS CONSTITUIÇÃO DE 1988
















Cacoal/RO
2010


flaviana corrêa dos santos
GESIELY LIMA
MARCIA QUIEZA DA SILVA
MARIA DO CARMO BENEDITO DA LUZMICHELLE PAVANI DOS SANTOS ALMO
















políticas sociais do brasil
ANTES E PÓS CONSTITUIÇÃO DE 1988








Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Políticas Sociais I – Instrumentalidade no Serviço Social.


Prof. Maria Lucimar Pereira








Cacoal/RO

2010SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
políticas sociais do Brasil
antes e pós constituição de 1988..................................................................4
CONCLUSÃO..............................................................................................................8REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

INTRODUÇÃO




Este trabalho foi construído com base na realização de pesquisas bibliográficas sobre o processo de construção das Políticas Sociais brasileira, como também as mudanças ocorridas nelas com o advento da Constituição Federal de 1988.
A Constituição Federal é um marcofundamental nesse processo porque reconhece a política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de constituição dessapolítica social, é fundamentado nessa proposta que desenvolvemos este.
políticas sociais do Brasil
antes e pós constituição de 1988




O Brasil deu um grande salto nas políticas sociais a partir da Constituição de 1988. Mas falta muito ainda a fazer para reduzir as desigualdades e acabar com a miséria no país. As conquistas resultaram na consolidação de uma ampla rede de proteção,formada pela Previdência Social com cobertura para o trabalhador rural, seguro desemprego, assistência social e programas de transferência de renda, e também pela universalização do acesso aos serviços de saúde e à educação básica. "A Constituição de 1988 foi um marco institucional muito avançado na área social, visualizando grandes possibilidades de construção de um sistema de proteção e promoçãosocial no país. Ela indicou possibilidades que o movimento social e o Estado brasileiro acabaram consagrando", afirma Jorge Abrahão, diretor de Estudos Sociais do IPEA.
Em 20 anos, o Brasil estruturou um eficiente sistema de transferência de renda, que atinge a população mais pobre. Os pontos negativos recaem sobre a qualidade, ainda em muitos casos insatisfatória, dos serviçosoferecidos à população, principalmente nas áreas da saúde e da educação, e aos estreitos limites estabelecidos pelos critérios de renda domiciliar per capita que são utilizados como condição de elegibilidade aos benefícios.
Um importante avanço da Constituição foi estabelecer princípios para assegurar o poder de compra do salário mínimo, que passou a ser referência não só para os trabalhadoresdo mercado formal, mas também o piso dos benefícios previdenciários e assistenciais a idosos e portadores de deficiência carentes. O princípio permitiu ao governo instituir a prática de reajustes anuais acima da inflação, consolidada na Política Nacional de Recuperação do Valor do Salário Mínimo.
A combinação de políticas sociais e crescimento econômico refletiu na redução da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pessoa idosa política setorial
  • A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA.
  • “GERONTOLOGIA SOCIAL E A DIGNIDADE DA PESSOA IDOSA”
  • Politicas sociais pessoa com deficiencia
  • Ética e gestão das políticas públicas para a pessoa idosa
  • As contribuições do serviço social na atenção a pessoa idosa
  • As contribuições do serviço social na atenção à pessoa idosa
  • OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O SURGIMENTO DE UM NOVO ATOR: A PESSOA IDOSA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!