Políticas sociais eo serviço social

Páginas: 9 (2131 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.A- Caracterização do Município 4
2.B- Pesquisa sobre a política pública de educação 4
2.C- Entrevista com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Euclides Barbosa....... 4

2.1 Roteiro da Entrevista 5
A- Caracterização do serviço/ou instituição 5
B- Histórico do surgimento do serviço/ou instituição 5
C- Questionamentosformulados pelo grupo 6
1. Qual é a missão da Escola da Escoal Mul. Euclides Barbosa?
2. Por que a Escola tem este nome? 6
3. Qual o índice de aprovação do ano de 2010..........................................................6

4. Qual é o IDEB atual da Escola? E qual é a meta para 2011..................................6

2.2 ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE APESQUISA......................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS. .....................................................................................................9

5 ANEXOS................................................................................................................10
INTRODUÇÃO

A educação é um direito fundamental de todos, No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado não tinha a obrigação formal de garantir a educação de qualidade a todos os brasileiros, o ensino público era tratado como uma assistência, um amparo dado àqueles que não podia pagar. Durante a Constituinte de 1988 passoua ser dever de o Estado implementar políticas públicas capazes de garantir qualidade social a todas as pessoas.
Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade. O processo que assegura a continuidade e o desenvolvimento da sociedade é a educação.
Sendo umarealidade social, varia no tempo e toma formas diversas no espaço, refletindo sempre na escola de valores da respectiva sociedade, de maneira que seria possível conhecer sua estrutura pelo conhecimento da educação.
Serão analisados os resultados da pesquisa realizada na Escola Municipal Euclides Barbosa através da entrevista feita com a coordenadora pedagógica Luciana Oliveira Novais, ondeatravés de um questionário foram coletadas respostas das quatro questões elaboradas pelo grupo.

DESENVOLVIMENTO

O município de Itaberaba situa-se geograficamente a 266m acima do nível do mar, pertence ao Território Piemonte do Paraguaçu. Foi emancipado político-administrativo em 26 de março de 1877, de origem tupi-guarani, o nome Itaberaba significa “Pedra que brilha”. Segundoo ultimo censo demográfico o município possui atualmente uma população estimada em 70 mil habitantes e segundo o IBGE, existe no município cerca de 23.100 famílias em situação de pobreza.
A economia predominante no município é a agricultura de subsistência, especialmente a cultura do abacaxi, o comércio e a indústria é de porte pequeno e prestação de diversos serviços. Os indicadoreseconômicos apontam um crescimento anual de 0,45%.
O município possui oferta de serviços públicos: municipais, estaduais e federais e ainda conta com serviços prestados por empresas privadas e algumas ongs instaladas no município.
A educação municipal se configura com uma rede composta de 26 escolas municipais na zona urbana ofertando o ensino fundamental sériesiniciais e finais, 01 Centro de Aprendizagem Especial – CEAPE, 05 creches, 08 núcleos e 12 unidades isoladas na zona rural.
Atualmente a rede municipal tem 13.600 alunos matriculados, com 600 professores atuando em regência de sala de aula e direção escolar, 108 auxiliares de classes e 68 coordenadores pedagógicos.
O Conselho Municipal de Educação existe e foi criado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica social e serviço social
  • Politica social serviço social
  • Serviço Social
  • Políticas sociais e o serviço social
  • serviço social e politica social
  • Politicas sociais no serviço social
  • Politicas sociais e o serviço social
  • Política social e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!