POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA

Páginas: 66 (16465 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
FACULDADE CATHEDRAL
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO




SHÉRISSON BRUNO OLIVEIRA PINHEIRO




POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA





Monografia de Graduação em Direito




BOA VISTA- RR, MAIO DE 2012.

SHERISSON BRUNO OLIVEIRA PINHEIRO





POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA




Trabalho de Conclusão doCurso, apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Faculdade Cathedral, como requisito parcial para a obtenção do Título de Bacharel em Direito.



Orientador: Prof. Luis Fernandes Machado Mendes




BOA VISTA- RR, MAIO DE 2012

RESUMO

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA

Autor: Shérisson Bruno Oliveira Pinheiro
Orientador: Prof. Luis Fernandes MachadoMendes.

Em todas as sociedades existem pessoas de faixas etárias diferentes, crianças, jovens, adultos e idosos. No Brasil a população jovem é bem significativa, por isso merece políticas de atendimento. Em nosso país, as principais entidades na defesa dos direitos dos jovens são a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, o ConselhoNacional de Juventude (Conjuve) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), dentre outros, as quais estiveram à frente de alguns fatos que marcaram a Política Nacional de Juventude desde a sua criação, em 2005, como em 2007, a 1ª Reunião Especializada da Juventude do Mercosul no RJ, em 2008, a 1ª Conferência Nacional de Juventude e também a aprovação do Estatuto da Juventude pelaCâmara Federal e em 2011, e 2ª Conferência Nacional de Juventude, etc. No Brasil há muitas políticas de atendimento aos jovens, mas ainda ocorrem fatos negativos que dificultam o desenvolvimento pleno dessas políticas, como os casos notórios de corrupção, desvio de verbas, etc, envolvendo os entes públicos e privados. Mas, mesmo assim, Estado e todos seus entes federados e entidades privadas,buscam investir nos jovens, que representam o futuro do país, pois depende deles o desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Juventude. Brasil.













ABSTRACT

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA

Autor: Shérisson Bruno Oliveira Pinheiro
Orientador: Prof. Luis Fernandes Machado Mendes.

Em todas as sociedades existem pessoas defaixas etárias diferentes, crianças, jovens, adultos e idosos. No Brasil a população jovem é bem significativa, por isso merece políticas de atendimento. Em nosso país, as principais entidades na defesa dos direitos dos jovens são a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e o ProgramaNacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), dentre outros, as quais estiveram à frente de alguns fatos que marcaram a Política Nacional de Juventude desde a sua criação, em 2005, como em 2007, a 1ª Reunião Especializada da Juventude do Mercosul no RJ, em 2008, a 1ª Conferência Nacional de Juventude e também a aprovação do Estatuto da Juventude pela Câmara Federal e em 2011, e 2ª Conferência Nacionalde Juventude, etc. No Brasil há muitas políticas de atendimento aos jovens, mas ainda ocorrem fatos negativos que dificultam o desenvolvimento pleno dessas políticas, como os casos notórios de corrupção, desvio de verbas, etc, envolvendo os entes públicos e privados. Mas, mesmo assim, Estado e todos seus entes federados e entidades privadas, buscam investir nos jovens, que representam o futurodo país, pois depende deles o desenvolvimento econômico e social.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Juventude. Brasil.





















SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 08

1. NOÇÕES GERAIS: A JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS ......................... 09
1.1 A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica de esporte para juventude brasileira
  • Juventude e políticas públicas no brasil
  • evangélicos e políticas públicas de juventude
  • Juventude e políticas públicas no brasil
  • Estatuto da Juventude e as Políticas Públicas
  • Políticas públicas para a juventude
  • Politicas públicas de juventude
  • Construção das políticas públicas brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!