POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE (SUS)

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013


POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE (SUS)


























TERESINA-PI
2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
ORIGEM DO SUS
EVOLUÇÃO DO SUS
ORGANIZAÇÃO ATUAL
PRINCÍPIOS DO SUS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS












INTRODUÇÃO
O SUS, mesmo comtão pouco tempo de existência, tem sido capaz de estruturar e consolidar um sistema público de saúde de enorme relevância e que apresenta resultados inquestionáveis para a população brasileira. Pelos resultados alcançados é inegável os avanços do SUS, mas persistem problemas a serem enfrentados para consolidá-lo como um sistema público universal que possa prestar serviços de qualidade a toda apopulação brasileira. Com isso vamos analisar informações que mostram como o surgiu o SUS, a sua evolução e como esta se tornando agora com muitos problemas a serem solucionados.













ORIGEM
Durante os primórdios do período colonial no Brasil, as políticas públicas voltadas àquestão de saúde própria eram inexistentes. Esse quadro pode ser explicado pela própria condição do país na época, que inicialmente eram apenas uma colônia de exploração, portanto, não havia motivos para uma intervenção da Metrópole, já que os nativos não eram considerados humanos, sendo inclusive chamados de "peças".
Foi instituído pela constituição de 1988 , em seu artigo de 1966 com o direitoá saúde para todos pois é um dever de estado.Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Até então, o modelo de atendimento era dividido em três categorias:
* Os que podiam pagar por serviços de saúde privados;
* Os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada);* Os que não possuíam direito algum;
A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão. Ela deixou de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.
O SUS possibilitou a ampliação do olhar para a coletividade e, com isso, também mudou o olhar e as açõespara as práticas e os serviços.












EVOLUÇÃO

Desde o início do século passado, até o final dos anos 70, o Sistema de saúde brasileiro se preocupava, fundamentalmente, com o combate em massa de doenças, através das campanhas de saúde pública. A partir dos anos 70 passou a priorizar a assistência médica curativa eindividual.
* 1977, se criou INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).
* 1986, foi realizada a 8ª Conferência Nacional de Saúde, e no ano seguinte se criou o SUDS – Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, que representou a desconcentração das atividades do INAMPS para as Secretarias Estaduais de Saúde.
*1988 a Constituição Federal criou o SUS, regulamentando 2anos depois.
* 7 de março de 1990, transferiu o INAMPS do Ministério da previdência para o Ministério da Saúde.
* No ano de 1996 ocorreu a 10ª Conferência Nacional de Saúde- Construindo um modelo de atenção à saúde para a qualidade de vida.
* 27 de julho de 1993 o INAMPS foi extinto dando suas atribuições ao SUS.
* Em 2000- 11ª Conferência Nacional de Saúde: foi efetivado o SUS: acesso dequalidade e humanização na atenção de saúde com o controle social.
* Em 2003- 12ª Conferência Nacional de Saúde: Saúde um direito de todos e dever do estado.
* Em 2007- 13ª Conferência Nacional de Saúde: Saúde e qualidade de vida- política de estado em movimento.












ORGANIZAÇÃO ATUAL...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica publica de saúde SUS
  • Política publica de saúde no brasil
  • Política pública de saúde: análise de serviços de saúde a partir da compreensão dos usuários do sus
  • Sus saude publica
  • sus saude publica
  • SUS- saude publica
  • Sus sistema de saude publica...
  • politicas publicas SUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!