Políticas públicas do lazer na pós-modernidade

Páginas: 9 (2159 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Políticas Públicas do Lazer na Pós-Modernidade
Érica Alane da Silva


Resumo:
Esse texto tem um intuito de através das analises teóricas esclarecer os conceitos sobre Lazer e suas Políticas Públicas nos dias de hoje. Gerando uma visão mais crítica a cada cidadão, pois é um direito constitucional decada cidadão ter acesso ao lazer. Mais como desfrutar de algo que não conheço? Ou não sei o que significa? É preciso repensar projetos e atividades, não apenas uma minoria mais sim a grande massa que será beneficiada com essas atividades. Fazer com que as pessoas sintam-se bem ao realizar essas atividades não é receita de bola é necessário ser respeitado as especificidades. Não estamos lidando commáquinas e sim com pessoas capazes de pensar e sentir de formas totalmente distintas uma das outras.
Palavras-Chave
Lazer. Políticas Públicas. Pós-Modernidade.
Introdução
Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise teórica sobre as Políticas Públicas do Lazer na Pós-Modernidade, assunto de grande importância mas pouco conhecido entre brasileiros. Esse tema: Políticas Públicas deLazer na Pós-Modernidade vem sendo um tempo muito debatido por meia de imprensa, jornais, mídia, televisão.
Quero provar através de cada análise feita nesse artigo que o lazer não é simplesmente um entretenimento e diversão. Também compreendo o lazer como um espaço de interação social que colabora com as pessoas lhes dando uma visão mais crítica da ordem social vigente. Com todas essasreflexões feitas o artigo apresenta a seguinte frase norteadora: Como tem sido as Políticas Públicas do Lazer na Pós-Modernidade?
A estrutura desse texto se divide em quatro etapas: Primeiro, falo sobre o conceito de lazer e mostro usando pensamentos de alguns autores. Segundo, falo sobre as Políticas Públicas do Lazer levando em conta como tem sido vista na sociedade. Terceira, falo sobre AsPolíticas Públicas do Lazer na Pós-modernidade, mostrando o que se precisa mudar e alcançar. Quarta e ultima, faço as Considerações finais onde fecho o artigo expondo pensamentos e sugestões.

Conceito sobre Lazer
Antes de ser feito qualquer comentário ou tirarmos conclusões é preciso saber ao certo o que é esse lazer que todo cidadão tem por direito, e o que o mesmo quer proporcionara cada um de nós, como ele é visto na sociedade e como está inserido. Sendo um assunto pouco discutido mais de grande importância a sociedade precisa mais se interessar pelo assunto, lazer não é apenas deixar de trabalhar, mas neste intervalo realizam-se atividades que gerem prazer. A seguir tem algumas definições sobre o lazer na visão de alguns autores:
“O significado de lazer como o inversodas obrigações de diferentes naturezas, principalmente das obrigações do trabalho produtivo, vem predominando na sociedade atual. Frequentemente, entende-se o lazer como ‘não-trabalho’, ‘tempo-livre’ ou ‘desocupado’ dedicado à diversão, à recuperação de energias, à fuga das tensões e ao esquecimento dos problemas que permeiam a vida cotidiana. Para algumas pessoas representa, inclusive, uma ‘perdade tempo’ e, enquanto tal, o lazer é visto como algo “não-sério”, configurado como alvo de valores preconceituosos.”( WERNECK, ANO 2000)
“É possível definir o lazer pela conjunção de dois parâmetros o objetivo de caráter social (Tempo) e o mais subjetivo de caráter individual (Prazer) traz as seguintes definições: As atividades de lazer são atividades culturais em seu sentido mais amplo,englobando os diversos interesses humanos, suas diversas linguagens e manifestações. As atividades de lazer podem ser efetuadas no tempo livre das obrigações, profissionais, domesticas, religiosas e das necessidades físicas. As atividades de lazer são buscadas tendo em vista o prazer que possibilitam, embora nem sempre isso ocorra e embora o prazer não seve ser compreendido como exclusividade de tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lazer e Políticas Públicas
  • Historia das politicas publicas e lazer
  • Políticas públicas de esporte e lazer
  • Políticas Públicas de Lazer e Saúde
  • politicas publicas para o esporte e lazer
  • Políticas públicas de lazer
  • políticas públicas de esporte e lazer
  • Políticas públicas do esporte e lazer no município de

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!