Políticas públicas da educação

Páginas: 13 (3019 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Políticas Públicas da Educação

AULA 1: A Crise do Estado de bem-estar Social:

Estado de bem-estar social:
É um tipo de organização política e econômica que coloca o Estado (nação) como principal agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país, em parceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes.
• Foi uma política de capitalismo dopós-guerra, que teve como objetivo recuperar a Europa devastada pela segunda guerra mundial;
• Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e aos problemas sociais gerados a partir dele;
• Teve seu inicio marcado com a aprovação, em 1942, de um série de providências nas áreas de saúde e escolarização;
• Ocorreu uma ampliação dos serviços assistenciaispúblicos, abarcando as áreas de renda, habitação e prevenção social, entre outras. Paralelamente à prestação de serviços sociais.
• Passou a intervir fortemente na área econômica, de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas com a proposta de geração de riquezas materiais para atender o lucro capitalista e também a diminuição das desigualdades sociais com o objetivo dedesmoralizar a classe trabalhadora.
Um desequilíbrio perigoso

O que ocorreu a partir da mudança de modelo foi um desequilíbrio nas relações entre Estados, entre mercado e Estado e, consequentemente, entre Estado e indivíduo. Vamos ver por outra perspectiva:

A ascensão do neoliberalismo
Finalmente na década de 1990, não dava mais para esconder que o modelo de desenvolvimento capitalista daépoca estava em crise. Crise essa, que já se anunciava em grande parte do mundo, desde meados dos anos de 1970. Isso favoreceu a crítica dos economistas conservadores, neoliberais, que há tempos vinham combatendo o Estado de Bem-estar social.

Os neoliberais afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam ocontrole da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda.

A ofensiva neoliberal
Ao se contrapor ao Estado de bem-estar social, segundo os preceitos do Consenso de Washington, o neoliberalismo defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, deforma a aliviar o Estado e tornar esses serviços competitivos no mercado. Desta forma, direitos conquistados transformaram-se em mercadorias adquiríveis no mercado.

Ao se contrapor ao Estado de bem-estar social, segundo os preceitos do Consenso de Washington, o neoliberalismo defendia a privatização dos serviços públicos, como educação, saúde e previdência, de forma a aliviar o Estado e tornaresses serviços competitivos no mercado. Desta forma, direitos conquistados transformaram-se em mercadorias adquiríveis no mercado.

1. Marque a alternativa que apresenta uma característica do neoliberalismo:

Parte superior do formulário
a) o neoliberalismo não defende a privatização da economia;
b) a política neoliberal produziu efeitos idênticos em todos os países ou regiões;
c) apropaganda neoliberal buscou convencer que a coisa pública é ineficiente e mal gerenciada;
d) o neoliberalismo defende os direitos sociais e uma sociedade mais igualitária. (CORRETA)

Parte inferior do formulário
2. Marque a alternativa CORRETA:

A crise do Estado de bem-estar social está relacionada à construção de um novo modelo de capitalismo que buscava a reforma do Estado. Assinale aalternativa que explica essa reforma do Estado de Bem-Estar Social:

Parte superior do formulário
a) a reforma tem provocado cortes substanciais no orçamento das políticas sociais dos países periféricos em benefício dos países centrais;
b) a reforma não alterou o quadro de benefícios sociais nos países em desenvolvimento, como saúde e educação;
c) a crise desencadeou o aumento do volume de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas na educação
  • Síntese Políticas Públicas e Educação
  • O Psicólogo e as Políticas Públicas de Educação
  • Filosofia, educação e políticas públicas
  • Politicas publicas em educação
  • Políticas públicas para a educação infantil
  • Políticas Públicas na educação infantil
  • politicas publicas na educação basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!