Políticas Integradas de Recursos Humanos para o Setor Público

Páginas: 18 (4371 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
Políticas Integradas de Recursos Humanos para o Setor Público


Resumo

Diversos fatores têm contribuído para tornar a reforma do Estado uma questão presente em diferentes realidades e de âmbito internacional. Por um lado, os novos termos da competição internacional e a financeirização da economia pressionam fortemente os estados para o uso crescentemente eficiente de recursos. Astransformações tecnológicas, sobretudo no campo da informação, imprimem um novo e acelerado ritmo aos processos de trabalho e de comunicação. Expostas a volumes crescentes de informação, usuárias de serviços cada vez mais especializados e personalizados, as sociedades contemporâneas parecem profundamente insatisfeitas com os serviços públicos em particular, e com o funcionamento do Estado, de modo geral.Ao mesmo tempo, o conjunto dessas transformações tem acentuado as desigualdades sociais e, principalmente, tem provocado o aumento da distância entre pobres e ricos.
A resposta para o conjunto desses desafios por parte de sociedades que desejam estar organizadas para se posicionar bem dentro do quadro da III Revolução Industrial, tem sido buscar fortalecer estrategicamente o Estado,colocando-o no controle das políticas públicas, exercendo funções regulatórias onde o mercado não o faz, respondendo com agilidade às demandas sociais, buscando uma comunicação direta com sociedades cada vez mais complexas.
Ao lado de ver renovadas suas funções e estruturas, o modo de operação do Estado passa também a adotar um novo padrão denominado administração gerencial.
A administração gerencialprocura sem se afastar do estado de direito, adequar as organizações públicas às contingências específicas de lugar e momento, emprestando-lhes, sobretudo maior agilidade e eficiência; prioriza, portanto, os resultados. Tenta igualmente recuperar a identificação dos cidadãos com o Estado, voltando-o a eles. Faz da transparência e do controle cidadão alavancas da eficácia dessas organizações.Introduz também mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada com vistas a aprofundar os ganhos de eficiência.
Em oposição à administração burocrática, prevê instituições menos hierarquizadas, com alto grau de envolvimento de todos servidores.
Embora apresente um perfil doutrinário muito aproximado em todos os lugares onde está sendo introduzida, a administração gerencial,possivelmente adquirirá diferentes tons de acordo com a história institucional, as tradições
políticas e a coalizão de forças que apóia a reforma, em cada realidade
nacional ou sub-nacional.

Palavras- chaves: Política de Recursos Humanos, Estado, Gestão de Pessoas, Administração Pública.



Inobstante, sejam quais forem às ênfases que sobressairão em cada realidade, o certo é que esse modelopressupõe uma atenção vigorosa à gestão dos recursos humanos.
Esse novo contexto requer um sistema de administração de recursos humano radicalmente diferente daquele vigente sob a administração burocrática. Assim, torna-se necessário um novo sistema que seja ao mesmo tempo suficientemente dinâmico para acomodar as permanentes mudanças nas demandas intro e extra-sociais, mas também que aprofunderaízes nos valores permanentes que protegem o interesse público.
No Brasil, a nova administração pública que vem surgindo progressivamente das reformas propostas pelo atual governo e das políticas implementadas pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, fundamenta-se necessária e essencialmente na profissionalização e na valorização do servidor público. Neste sentido, uma novapolítica de recursos humanos vem sendo
implementada para atender aos papéis assumidos pelo Estado, de caráter regulatório e de articulação dos agentes econômicos, sociais e políticos - de crescente importância no mundo contemporâneo – além do aprimoramento na formulação de política pública e na prestação dos serviços públicos.
A adequação dos recursos humanos tem-se constituído, desta forma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Fiscal e Setor Público
  • recursos humanos no 3º setor
  • Projeto: setor de recursos humanos
  • Implantação do setor de recursos humanos
  • Planejamento do setor recursos humanos
  • Setor de Recursos Humano
  • Implantação do setor de recurso humano
  • Setor de Recursos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!