Políticas Educacionais do Brasil

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 9 de janeiro de 2015
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Filosofia da Educação
Acadêmica: Laís Carolline Do Nascimento Siqueira


POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
PERÍODO JESUÍTICO
Podemos afirmar que a primeira política educacional no Brasil é a empreendida pelos jesuítas de 1549 até 1759. Assim, desde a criação da primeiraescola no Brasil, na cidade de Salvador em 1549, os jesuítas estabelecêramos caminhos da educação estruturada no “Ratio Studiorum” com objetivos de organização social e cultural, bem como de catequese baseada na “cristandade”. O ensino era essencialmente de caráter humanístico.
A companhia de Jesus ou a Ordem dos Jesuítas foi fundada pó Inácio de Loyola e tinha como característica principal adefesa do cristianismo católico e eram seguidores das ordens da Contra-Reforma. Os jesuítas, em 1552, já tinham três escolas de instrução elementar, onde se ensinavam latim e português. No Brasil colônia não havia ensino superior e quem tinha interesse em estudar medicina ou direito deveria estudar na Europa.
PERÍODO POMBALINO E PERÍODO JOANINO
O Marquês de Pombal, procurando reformar a educaçãoportuguesa, irá expulsar os jesuítas de Portugal e das colônias (1759). Implanta a Reforma Pombalina de educação que pouco efeito terá no Brasil, mas de grande significação, pois o Estado assume a centralidade do processo educacional.
A vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, irá influenciar uma nova política educacional. Se a Pombalina pouco realizou, a política joanina iráimplementar uma série de instituições e de modificações na educação brasileira. A visão era utilitarista e profissional.
A política joanina consolida a perda pela igreja católica da gestão da educação escolar para o estado.
PERÍODO IMPERIAL
A política educacional do Império era fundamentada no liberalismo e obviamente caracterizada pela educação conservadora. O objetivo da educação no Impériopassa a ser com a formação de personalidade e desenvolvimento para a constituição da nação.
A constituição de 1824, outorgada pela Assembléia Constituinte, instituía a instrução primária gratuita para todos os cidadãos em seu artigo 179. Em 1827, foi promulgada uma lei que se tornou o primeiro instrumento legal para a educação e que, durante mais de um século, foi o único documento promulgado sobreo assunto. A lei não surtiu o efeito desejado.
PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA
A constituição de 1891 consagrou a descentralização do ensino. A Primeira República teve várias tentativas de reformas educacionais, a reforma de João Luiz Alves introduziu a cadeira de Moral e Cívica com o objetivo de ajudar a combater os protestos políticos da época.
Esse tipo de política também foi utilizadodiversas vezes na educação brasileira, posteriormente.
PERÍODO DA SEGUNDA REPÚBLICA
A Segunda República marca também o início da Era Vargas. Cada segmento tinha seu projeto específico de “educação para todos”. Uma experiência interessante ocorreu no Distrito Federal com Anísio Teixeira, que criou escolas técnicas secundárias, tal experiência não logrou sucesso e tivemos o retorna à separação entreescolas profissionais e secundárias.
Em 1930 ocorre a criação do Ministério da Educação e Saúde e também a implantação da Reforma Francisco Campos. Em 1932, é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, redigido por Fernando Azevedo, e que congregava uma sistematizada concepção pedagógica, indo da filosofia da educação até a formulação pedagógico-didática, passando pela políticaeducacional.
PERÍODO DO ESTADO NOVO
No campo da educação, há um retrocesso, pois, se o período anterior foi fértil, este não será nada democrático. A política educacional virá estruturada nas “Leis Orgânicas de Ensino”, sendo a reforma denominada “Reforma Gustavo Capanema”. Entretanto, cabem ressaltar três medidas positivas desse período: A estrutura implantada para a educação por meio doas Leis...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
  • Politica educacional no brasil
  • Resumo de Políticas educacionais no Brasil
  • A política educacional no Brasil
  • Política Educacional no Brasil
  • SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL
  • John lock e a política de educacional no Brasil
  • Guia prático da politica educacional no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!