Políticas de saúde no brasil: um passeio pela história

Páginas: 9 (2228 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2012
Políticas de Saúde no Brasil: um passeio na história.


A história das políticas de saúde no Brasil inicia com a vinda da família real em 1808 tendo como objetivo a manutenção de uma mão de obra saudável e capaz de manter os negócios promovidos pela realeza[1].
Fato que proporciona a chegada de médicos, a preocupação com as condições de vida nas cidades, projeto da institucionalização dosetor saúde no Brasil, regulação da prática médica profissional e a inauguração da primeira faculdade de medicina – a Escola Médico Cirúrgica – Bahia – em conformidade com os moldes europeus.
Durante o período do Brasil Colônia, tanto o interesse pela saúde quanto a regulamentação da prática profissional estiveram atrelados ao interesse político e econômico do Estado de garantir suasustentabilidade e a produção da riqueza (Baptista, 2005).
Em 1852 foi inaugurado o Hospital D. Pedro II – primeiro hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro.
Com a Proclamação da República (1889), a burguesia cafeeira brasileira torna-se cada vez mais dependente de uma mão de obra assalariada saudável para manutenção de suas lavouras, mas as condições de saneamento vividas pela classe trabalhadora à épocamuito contribuíam para o surgimento de epidemias que alastravam e era um dos fatores negativos para a economia do país.
A regulamentação do ensino e da prática médica (i) permitiu um maior controle das práticas populares (sangrias, a utilização de plantas, rezas e feitiços utilizados pelos negros e pajés); (ii) afastamento de religiosos da direção dos hospitais; (iii) a criação de hospitaispúblicos para atendimento de doenças consideradas infecciosas e nocivas à população; (iv) as primeiras ações de saúde pública para proteção e saneamento das cidades, dos ambientes, (v) e as primeiras pesquisas em busca do conhecimento para adoção de novas práticas para o controle das moléstias[2].
A chegada de Rodrigues Alves na presidência da República, com a participação do prefeito Pereira Passos(1902), impulsiona um programa de obras públicas de organização e saneamento da cidade, projetado com ações específicas de combate a doenças epidêmicas da época. Neste mesmo período foi implementada uma reforma na saúde coordenada por Oswaldo Cruz ao assumir a Diretoria Geral de Saúde Publica.



Em 1904, Oswaldo Cruz propõe um código sanitário que constitui adesinfecção, inclusive domiciliar, o arrasamento de edificações consideradas nocivas à saúde pública, a notificação permanente de febre amarela, varíola e peste bubônica e a atuação da polícia sanitária, (...) a campanha de vacinação obrigatória.
(BAPTISTA, 2005)


Em 1923, pressionados pelos movimentos sociais, o então chefe de polícia, Eloy Chaves, propõe uma lei queregulamenta a formação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAP’s), uma espécie de seguro social, financiado pelos trabalhadores de grandes empresas sem a responsabilidade do Estado.
As Caixas de Aposentadorias e Pensões ( CAP’)s em 1923, que passam aos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP’s) em 1933 não estendiam seus serviços à população excluídas do processo de trabalho formal.As CAPs eram organizadas pelas empresas e administradas e financiadas por empresas e trabalhadores, em uma espécie de seguro social (...). O estado em nada contribuía financeiramente e muito menos tinha responsabilidade na administração dessas Caixas (BAPTISTA, ibidem).


A crise econômica nos Estados Unidos com a queda da bolsa em 1929 repercute portodo mundo, inclusive no Brasil, atingindo a indústria cafeeira e provocando um grande êxodo rural para as cidades em busca de trabalho e sobrevivência.
Com o fim do sistema político da Velha República (1889 – 1930), a queda da oligarquia agrária e a chegada de Getúlio Vargas ao poder há um redesenho na sociedade e economia do país.
O Estado passa a investir num novo projeto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História das políticas de saúde no brasil
  • História das políticas de saúde no brasil
  • História das políticas de saúde no Brasil
  • História da politica da saude do Brasil
  • historia das politicas na saude do brasil
  • História das Políticas de Saúde no Brasil
  • HIstoria das politicas de saude no Brasil
  • História das políticas de saúde no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!