Política

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
1. Que tendências dominantes marcaram o desenvolvimento dos sistemas de comunicação no mundo?
I- Os modelos públicos mistos que são empresas de economia mista ou sociedade de economia mista onde a sociedade do estado e particulares colaboram, e reúnem recursos para uma finalidade e objetivo sempre econômico.
II- Os modelos estatais, onde a gestão é do governo seja ele municipal, estadual oufederal.
III- Os modelos privados, onde proprietário possui todos os direitos sobre a empresa.
2. Apresente uma síntese das consequências dos modelos desenvolvimentistas em telecomunicações efetivados na América Latina, nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX?
Na segunda metade do século XX, na América Latina converteu-se em cenário privilegiado para a expansão do sistema norteamericano de comunicação, tanto no âmbito dos meios audiovisuais, produtos simbólicos desses meios, das comunicações por satélite, como no âmbito da corrida espacial. O cenário recente demonstra a tendência oligopolista das comunicações,aliada ao próprio contexto econômico mundial, em que as relações de mercado e de consumo são ditadas pela oligopolização, financeirização do capital, concentraçãoextrema da propriedade dos bens e das riquezas. Pesquisas recentes dão conta de que as três maiores fortunas do mundo, concentradas na propriedade de três famílias, correspondem em média ao Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de quarenta países. De fundamental importância para essa expansão, temos o papel da Unesco, que preconizava a exportação para os países pobres, do modelo desenvolvimentista dosseus países membros, através da expansão dos meios de comunicação de massa, visando o crescimento e o fim do atraso, sobretudo na América Latina e na áfrica. A partir dos anos 50, verifica-se nos dois continentes, uma avalanche dos chamados programas desenvolvimentistas, nas áreas da educação, da saúde, da agricultura, do planejamento familiar, o qual acha-se fortemente alicerçado na expansão deserviços e produtos da engenharia das telecomunicações. As conseqüências principais desse processo desenvolvimentista podem ser apontadas como: - difusão de consumo de tecnologia e produtos dos países ricos, portanto, completamente divorciados das culturas locais; - aumento do endividamento dos países pobres; os altos índices de analfabetismo e atraso desses países não foram alterados; ampliou-se adependência dos países pobres, de capital externo, de tecnologias, e do saber sobre o uso e a reposição dessas tecnologias de comunicação;
3. Uma política de comunicação envolve o estado e os meios de comunicação? Quais as competências de cada um dos dois setores no âmbito de uma política de comunicação?
Sim, o estado controla e regulamenta os meios de comunicação, ele é o financiador eresponsável por outorga as concessões. Na fiscalização o estado tem grandes responsabilidades, um exemplo, é quando ele dever intervir sempre que necessário para corrigir os desvios e neutralizar as distorções dentro de um contexto legal. Aos meios de comunicação de propriedade privada é facultado o direito de explorar as concessões fazendo uso das frequências autorizadas pelo estado, divulgandoinformações, tocando musica e oferecendo entretenimento cultura esporte e lazer, tudo isso num padrão comercial em uma atividade mercantil, cujos canais vendem produtos e proporcionam lucros.
4. Qual deve ser o papel da sociedade civil nas discussões e na formulação de uma política de comunicação?
Na democratização da comunicação a sociedade tem papel importantíssimo porque ela é quem consome osprodutos de comunicação e ajuda a construir uma comunicação pública e social influenciando o estado a propriedade privada, além da construção mais democrática do parlamento onde o privilegiado os conteúdos regionais tenha mais democracia a cultura de cada região, podendo isso ser acontecer através de debates amplos e as políticas de comunicação através de criação de marco regulatório.
5. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A politica e as politicas
  • Politica
  • politica
  • Politica
  • a politica
  • politica
  • Política
  • Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!