Política e religião

Páginas: 5 (1233 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
POLÍTICA E RELIGIÃO

Rogel Marlon Carmo
Priscila Formigheri Feldens

Sumário: 1. Considerações iniciais. 2. Cenários 3. Considerações finais.

RESUMO: Este estudo faz uma análise entre a política e a religião frente às dinâmicas culturais, sociais, politicas e econômicas. Aborda algumas das transformações ocorridas na sociedade atual e seus reflexos. Os avanços de compreensão, bem como,as discussões teóricas a respeito do Estado laico.
Palavras-chave: Estado laico, política, religião.

ABSTRACT: This study is an analysis of politics and religion against the dynamic cultural, social, political and economic. Covers some of the changes occurring in today's society and its consequences. Advances in understanding, as well as theoretical discussions about the secular state.Keywords: Secular state, politics, religion.

1.Considerações iniciais

No universo das democracias do mundo, encontramos majoritariamente, os crentes em Deus. A vontade geral e a liberdade do singular passam a coincidir com seu pertencimento ao corpo do Estado, de modo que a relação entre o eu e a verdade pode e deve se realizar apenas na forma política. Essa relação provoca descontentamentosnas elites sociais e nos movimentos culturais mundo afora. Em todas estas sociedades, sabemos, é crucial existir uma relação entre política e religião. A permanência de identidades e comunidades religiosas no interior de um horizonte cultural laico faz com que o discurso religioso no debate público seja considerado uma proposta possível de racionalidade. Mais do que uma mera tolerância do Estadocom relação à liberdade religiosa, trata-se de um primeiro nível de integração cognitiva das razões religiosas na racionalidade laica, no âmbito da ética.

2.Cenários

Observemos três situações a nível mundial. Na Índia, a democracia contemporânea mais vibrante, religião e política misturam-se como maneiras convergentes de expressar as aspirações mais poderosas; não se confunde lealdade aosprincípios republicanos com tentativa de isolar a política da religião. O mal é que a abertura da fronteira entre religião e política tem servido na Índia para insuflar ressentimentos sectários e violentos: embate de temores às vezes substitui concurso de esperanças.
Nos Estados Unidos, as convicções religiosas também influem decisivamente nos posicionamentos políticos. O dogma constitucional,porém, é fechar a fronteira entre religião e política e tratar religião como matéria apenas privada. Há tabu contra a crítica religiosa das religiões dos outros. Cada um pode esconder-se atrás de um escudo, dizendo: aqui não mexa; é minha religião, sem expor-se a luta aberta de formas de consciência. Como resultado disso há um empobrecimento imenso entre a experiência religiosa e política.
NoBrasil, a vida política do povo brasileiro é pobre e conturbada, mas sua vida religiosa é rica. Trava-se hoje entre nós um conflito desconhecido de formas de fé. Surge uma nova cultura de autoajuda e de iniciativa. Seu maior protagonista social é uma classe média de emergentes, que desenvolve, longe da política, exemplos de vida que representam a antítese daquela mistura de subjugação e de doçura -aquela sentimentalização das trocas desiguais - que marcou a sociedade brasileira tradicional. Cultuam o esforço e a responsabilidade individuais, ao mesmo tempo em que, revelam pendor para as práticas de associação. Abraçam uma fé que dispensa intermediários entre Deus e a humanidade e que insiste no sacerdócio de todos. Procuram uma teologia de sacrifício e de libertação que não se esgote emsectarismo de esquerda. Avançam tanto por obra do movimento evangélico quanto por meio de uma tentativa, ainda sem voz ou doutrina. A reconstrução do majoritário e desgastado catolicismo brasileiro passa por embates políticos, mas até o presente momento muito ativo em suas pretensões.
Constituímos uma república laica. A intenção de ligar religião e política convém a um povo de crentes que vive em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica e Religiao
  • politica e religiao
  • Religião e política
  • Politica e religião
  • politica e religiao
  • Religiao e Política
  • politica e religião
  • Religião e politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!