POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.

Páginas: 12 (2947 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ESTADO DE MATO GROSSO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS





JURANDI FERREIRA DOS SANTOS









POLÍTICA E EDUCAÇÃO COM ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.


























Tangará da Serra
2013
JURANDI FERREIRA DOS SANTOS




















POLÍTICA EEDUCAÇÃO COM ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS.





Projeto de Estágio apresentado á disciplina de Língua Portuguesa e Literatura como requisito parcial de avaliação. Orientadoras: Profª Drª Elizete Dall ´Comune Hunhoff e Profª Drª Irene Severina Rezende
















Tangará da Serra
2013

1. APRESENTAÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência daLei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional n ° 9394/96. Este é necessário à formação profissional a fim de adequar o acadêmico ao mercado de trabalho onde a licenciada irá atuar.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, visa a que todos os cursos de licenciatura devem ofertar o Estágio Supervisionado e não sendo estabelecido vínculoempregatício e podendo receber bolsa de estágio, com isso possibilita formar professores capacitados para darem aulas tanto em redes públicas quanto nas privadas. Essa atividade deve ser orientada por um Professor-Orientador.
D e acordo com as Orientações Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2006, p. 17):

As orientações não devem ser tomadas como “receitas” ou“soluções” para os problemas e os dilemas do ensino de Língua Portuguesa, e sim como referenciais que, uma vez discutidas, compreendidas e (re) significadas no contexto da ação docente, possam efetivamente orientar as abordagens a serem utilizadas nas práticas de ensino e de aprendizagem.


Conforme as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 27), “o papel dadisciplina Língua Portuguesa é o de possibilitar, por procedimentos sistemáticos, o desenvolvimento das ações de produção de linguagem em diferentes situações de interação, abordagens interdisciplinares na prática da sala de aula são essenciais”.
Para a formação do término da etapa da educação básica, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006, p. 34), dizem que “as práticas sociais deuso da língua escrita devem receber destaque na orientação do trabalho escolar, em razão do valor social e histórico que têm em nossa sociedade”.
Com base nas Orientações Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2006, p. 35):

A escola tem a função de promover condições para que os alunos reflitam sobre os conhecimentos construídos ao longo de seu processo desocialização e possam agir sobre (e com) eles, transformando-os, continuamente, nas suas ações, conforme as demandas trazidas pelos espaços sociais em que atuam.




Por isso, pretendemos abordar em nosso projeto em sala de aula práticas pedagógicas que visa estimular a leitura e focalizar a escrita dos estudantes no ensino de Língua Portuguesa e Literatura, por meio dos diferentes gêneros textuais,e também mostrar ao alunos a importância da política na educação, cujo o tema é relevante para tornar os educandos críticos e reflexivos de modo que sejam capazes de distinguir e interpretar acontecimentos do mundo em que vivem.

2. JUSTIFICATIVA

Observa-se nas escolas, que alunos são inseridos para as séries seguintes cada vez menos preparados às exigências da escrita, à falta de leitura,à compreensão em interpretar e produzir textos. Isto ocasiona muitos problemas tanto para a escola quanto para o aluno, principalmente em relação ao seu rendimento escolar e a capacidade desde indivíduo de atuar como profissional perante a sociedade.
Talvez um desses motivos seja a falta de um projeto pedagógico para o Ensino Básico e Médio que realmente seja praticado, que possa ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos sobre gêneros textuais
  • A importância dos gêneros textuais para a educacão
  • generos textuais na educação infantil
  • A importância dos Gêneros Textuais na Educação Infantil
  • Projeto:leitura, interpretação, produção de textos e estudo dos gêneros textuais.
  • Estudo dirigido sobre Leitura e produção de gêneros textuais
  • IMPORTANCIA DO GENEROS TEXTUAL E LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importancia da linguagem corporal e dos gêneros textuais na educação infatil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!