Política e administração pública

Páginas: 30 (7320 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
FACC – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Curso de Administração
Ciência Política



POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Avaliação das mudanças políticas no Brasil e sua influência no contexto das empresas estatais e privadas brasileiras.























RIO DE JANEIRO

INTRODUÇÃO


Éevidente que mudanças políticas afetam a atuação de empresas situadas em determinada sociedade, assim como a atuação e o crescimento de empresas afetam reciprocamente a maneira de se dirigir uma nação. É na luta entre estas forças que se encontra a relação entre administração e política. Neste trabalho serão definidos os conceitos de administração e política e será mostrado, através da história, conformeestudos de especialistas no assunto e por exemplos como política e a administração (focando mais especificamente a área de administração pública) se relacionam e modificam-se uma a outra em processos de rompimento com estruturas e crenças antigas e como essa relação altera ou perpetua a hegemonia dos grupos que exercem o poder.




DEFINIÇÃO DE POLÍTICA
A Invenção da Política
Comogregos e romanos não dispunham de modelos prévios que pudessem seguir, tiveram que inventar a sua própria maneira de lidar com os conflitos e as divisões sociais. A política foi inventada quando surgiu a figura do poder público. Ela surge por meio da invenção do direito e da lei, isto é, as instituições dos tribunais e da criação de instituições públicas de deliberação e decisão: as assembléias, nocaso dos gregos; e o senado, no caso dos romanos. Esse surgimento só foi possível porque o poder político nasceu no momento em que o poder é separado de três autoridades tradicionais que anteriormente definiam o exercício do poder.
A Política nasceu, portanto, quando a esfera privada da economia, da guerra e do sagrado ou do saber foram separados e o poder deixou de identificar-se como o corpomístico do governante, o pai, o comandante, sacerdote, representante humano, de poderes divinos transcedentes.
A Grécia inventou a democracia. Em qualquer das cidades gregas, todos os homens adultos, nascidos na polis, eram cidadãos, dotados de isonomia (igualdade perante à lei) e isegoria (igualdade perante a palavra). Ou seja, todo cidadão tinha direito de exprimir suas idéias na assembléia evê-las discutidas e votadas.
Roma inventou a república, que era oligárquica: os membros das famílias eram cidadãos, isto é, membros do senado e das magistraturas e comandantes militares. A plebe se representava pelo tribuno da plebe.
O que é política?
Tanto Hannah Arendt, como Ford e Focault consideram a política como espaço público no qual são deliberadas e decididas as ações concernentesà coletividade, de maneira que a política determina as formas da sociabilidade e das sociedades existentes. Assim, a política é a criação de instituições sociais múltiplas, nas quais uma sociedade se representa a si mesma, transformando-se temporalmente. Ou seja, a política não só é instituição do social, mas é também ação histórica.
Com efeito, para Arendt o poder político resulta de umconsenso público; para Focualt o poder é um conjunto de operações, mecanismos e instituições, que se espalham por toda a sociedade; para Leford, o poder político é simbólico, é o pólo de referencia no qual uma sociedade dividida em classes busca a imagem de sua unidade, realizando o trabalho dos conflitos que a dividem.
Apesar das muitas acepções que a palavra política tem, devemos reconhecer queexiste uma realidade homogênea da política.
Carlos Fayt aponta três significados para o vocábulo: no primeiro, política é uma forma de conduta humana, uma atividade que se expressa em relações de poder, de mando e de obediência. Quando a ação está referida ao fenômeno do poder, estamos na presença da política prática, aplicada, a arte política, ou seja, a técnica para adquirir, conservar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração e políticas públicas
  • POLÍTICAS PÚBLICAS: ADMINISTRAÇÃO COM DEMOCRACIA
  • As mudanças na política e na administração pública
  • Administração e politicas publicas
  • A judicialização da política e seus impactos na administração pública
  • Reforma Política na Administração Pública do Brasil
  • Formulação, administração e execução de políticas públicas
  • AD1 CIENCIA POLÍTICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CEDERJ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!