Política social

Páginas: 2 (253 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
POLÍTICA SOCIAL

Qual a relação entre Questão Social, Política Social e Serviço Social?

A Questão Social têm sua fundamentação nas relações de exploraçãodo capital sobre o trabalho. As políticas sociais surgem a partir dessa contradição do capital. A classe trabalhadora se mobiliza, fazendo reivindicações paragarantir os seus direitos e o Assistente Social através das políticas sociais, vai intervir nas manifestações com medidas paliativas para atender algumasnecessidades. As refrações da questão Social são: pobreza, miséria, desigualdade e outras. O serviço Social vai atender a essas necessidades na forma de amenizá-las. Arelação entre eles é que o Serviço Social através das políticas sociais vai intervir na questão social.
A política Social vai controlar a classe trabalhadoraatravés da ideologia
“Uma interpretação da questão social como elemento constitutivo da relação entre o Serviço Social e a realidade, tendo como mediação asestratégicas de enfrentamento adotadas pelo Estado e pelas classes – o que envolve a política social como um elemento central” (Política Social; 2° parágrafo; pág.53)

Quais os desafios postos a profissão na contemporaneidade frente às políticas Sociais?

As políticas Sociais são um tipo de instrumento de intervenção doServiço Social.
Na sua atuação o Seso não pode ferir o código de ética de sua profissão e nem ir contra as leis de sua empresa, ele tem que atender a sociedadee ao Estado ao mesmo tempo. O serviço Social vai arrumar medidas com que atenda as necessidades de ‘’todos’’, sem ir contra leis, regras do seu local de atuação.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política Social e Política do Idoso
  • Politica social
  • Políticas Sociais
  • POLITICA SOCIAL
  • Politicas Sociais
  • politicas sociais
  • Politica social
  • POLITICAS SOCIAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!