Política Social e Política do Idoso

Páginas: 13 (3100 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014

POLÍTICA SOCIAL E POLÍTICA DO IDOSO

Alan Jhonatan Furtado Nunes1
Danielen Rodrigues da Costa2
Joyce Sampaio Neves³

RESUMO
O debate a cerca da Política Social e suas variáveis têm sido caro aos pesquisadores sociais. Pois, analisar a reprodução da Política Social requer que entendamos a mesma como instrumento de controle e regulação do sistema capitalista frente às expressões da“Questão Social”. Entre as variáveis está a Política do Idoso, com o objetivo de inserir esse indivíduo que está saindo do mercado de trabalho em um novo contexto de “Ressignificação da Velhice”. Este trabalho se constituiu a partir da revisão da literatura produzida sobre a temática Política Social e de artigos que abordam a velhice como processo de ressignificação.
Palavras-chave: Política Social;Idoso; Ressignificação da Velhice;
ABSTRACT
The debate about Social Policy and its variables have been expensive to social researchers. For analyzing the reproduction of social policy requires that we understand how the same instrument control and regulation of the capitalist system against expressions of "Social Issues". Among the variables are the Policy for the Elderly, in order to put this guywho is coming out of the labor market in a new context "Reinterpretation of Old Age." This work formed the basis of a review of the literature produced on the subject of Social Policy and articles covering old age as reframing process.

Keyword: Social Policy; Elderly; Reinterpretation of Old Age;



I. Introdução a Política Social

A Política Social é uma política própria das relaçõescapitalistas contemporâneas, e ainda, um instrumento de controle das necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. Nesta perspectiva, a Política Social, é uma gestão estatal de força de trabalho, e entende-se por força de trabalho a única mercadoria que muitos indivíduos possuem para vender e garantir sua subsistência, o que independe de estarem inseridosou não no mercado de trabalho. Este trabalho teve como norte, uma revisão da literatura produzida a cerca da temática Idoso e de discursões a respeito da Política Social.
Na definição de Abranches (1998), a Política Social é parte precisamente do processo estatal, de alocação e distribuição de valores. Está, portanto, no centro do confronto de interesses entre grupos e classes, cujo objeto é aapropriação de recursos extraídos de diversos segmentos sociais, em proporção distinta, através da tributação.
Nesta mesma lógica, e voltado um pouco mais ao Estado enquanto agente reprodutor da Política, Off (1984), nos mostra a Política Social como a forma pela qual o Estado tenta resolver o problema da transformação duradoura de trabalho não assalariado em trabalho assalariado. Ainda, estamesma política está a serviço do sistema capitalista que lhe gerou, tentando assim, integrar o trabalhador que se encontra destituído de suas forças de trabalho, num sistema de trabalho assalariado, através das garantias trabalhistas. No entanto, em alguns países essa preocupação capitalista não gera somente a integração desse indivíduo, na verdade, o que ocorre é o afastamento desse individuo dascondições do mercado. Ou seja, não há universalidade.
Faleiros (2004), numa análise dos países periféricos como é o caso do Brasil, diz que, devido a profunda desigualdade de classes, as políticas sociais não são de acesso universal, são tidas como políticas “categoriais” que tem como alvo certas categorias específicas da população, como trabalhadores, crianças, desnutridos, etc.
Contudo, e comoobservado, são várias as formas como que os autores sistematizam as políticas sociais, em alguns pontos convergem, em outros não. Cabe, portanto, compreender as correlações de forças implícitas ou não, nas formulações dessas políticas e onde atuam, pois muitos profissionais do Serviço Social, trabalham como formuladores ou executores de tais políticas, e lidam diretamente com a demanda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito do idoso como política social.
  • politica social e atenção ao idoso
  • Politica social para idoso
  • POLÍTICAS SOCIAIS AO IDOSO
  • Políticas Sociais de Proteção ao Idoso
  • A política de seguridade social para idosos
  • Políticas Sociais para o Idoso
  • DIAGNÓSTICO SOCIAL/ POLÍTICA DE PROTEÇÃOAO IDOSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!