POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Páginas: 9 (2087 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GEISLA DO CARMO SANTOS








POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL























COCOS
2014



GEISLA DO CARMO SANTOS











POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

















Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com o objetivo de obtenção de conceito.COCOS
2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................09
REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS..........................................................................11



























INTRODUÇÃO

O presente trabalho Interdisciplinar Individual do 4º semestre teve por objetivo resgatar os aspectos históricos da construção das políticas sociais no Brasil, despertando a compreensão quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das políticas sociais no Brasil.
Asdireções profissionais do Serviço Social e sua incidência na construção das políticas sociais do Brasil. Refletir e resgatar os principais pontos sobre os mais relevantes temas do processo de construção das políticas sociais brasileiras, o tratamento do Estado junto à intervenção no social e sua relação com o seu público alvo e perspectivas de atuação do Estado no processo de construção das políticassociais.






















DESENVOLVIMENTO

O Estado brasileiro, como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que aPolítica Social estatal surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.
A análise da Política Social associa-se à busca de elucidação da natureza e papel do Estado, tomado como instância onde se projeta a complexidade de interesses, com influência nos compromissos depolíticas públicas configuradas em cada conjuntura. Desse modo, Estado e Política Social são, pois tomados como campos cuja dinâmica e inter-relação compõem um pilar analítico de referência. A compreensão da Assistência Social como área de política de Estado coloca o desafio de concebê-la em interação com o conjunto das políticas sociais e com as características do Estado Social que as opera. Assim,um primeiro eixo de análise a ser desenvolvido, refere-se ao enquadramento desta Política Social na contemporaneidade, enquanto política pública de responsabilidade estatal.
A Assistência Social na realidade brasileira, a partir desta referência, supõe desvelar suas particulares relações com o campo da provisão social estatal, inscrevendo-a no contexto mais amplo do desenvolvimento da PolíticaSocial no Estado brasileiro, em seu movimento histórico e político. A abordagem histórica é reveladora da interação de um conjunto muito rico de determinações econômicas, políticas e culturais que vem permeando o desempenho da Política Social no país nas últimas décadas.
Nos anos seguintes, as intervenções do Estado mantiveram essa característica, modificando-se casuisticamente, em face dacorrelação das forças sociais, em diferentes conjunturas. Desde então, a participação social tem sido reafirmada no Brasil como um fundamento dos mecanismos institucionais que visam garantir a efetiva proteção social contra riscos e vulnerabilidades, assim como a vigência dos direitos sociais. Com maior ou menor sucesso, esta foi uma das importantes inovações institucionais ocorridas no Brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • O Brasil e as Politicas Sociais
  • Brasil e políticas sociais
  • Política Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!