Política Social no Brasil

Páginas: 25 (6234 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
1.INTRODUÇÃO



O trabalho que será apresentado abordará os fatores políticos, econômicos e sociais da construção dos direitos sociais e das políticas sociais no Brasil a partir do século XX até a promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como a relação do surgimento e desenvolvimento do Serviço Social.
O trabalho será desenvolvido no enfoque da história do serviço social no Brasile suas políticas e a necessidade da transformação do trabalho do serviço social e para o qual ele é direcionado.
































2 – Desenvolvimento


A partir dos anos 80 (século XX), a profissão passou a ter uma consistente produção sobre o tema. A análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer. Este estudo intenciona apresentara dinâmica das políticas sociais, bem como suas características, organização e gestão no desenvolvimento do capitalismo e das lutas profissionais e sociais. Por ora, abordará a articulação entre política e economia na sociedade capitalista. As políticas sociais no Brasil estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. São vistas comomecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.
O estudo das políticas sociais, na área de Serviço Social, vem ampliando sua relevância na medida em que estas têm-se constituído como estratégias fundamentais deenfrentamento das manifestações da questão social na sociedade capitalista atual.
Não se pode precisar um período específico do surgimento das primeiras identificações chamadas políticas sociais, visto que, como processo social, elas se originam na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo como a Revolução Industrial, das lutas de classe e do desenvolvimento da intervenção estatal. Sua origemrelaciona-se aos movimentos de massa socialmente democratas e à formação dos estados-nação na Europa Ocidental do final do século XIX, porém sua generalização situa-se na transição do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista, especialmente em sua fase tardia, após a Segunda Guerra Mundial. Historicamente, o estudo das políticas sociais deve ser marcado pela necessidade de pensar aspolíticas sociais como “concessões ou conquistas”, na perspectiva marxista, a partir de uma ótica da totalidade. Dessa forma, as políticas sociais são entendidas como fruto da dinâmica social, da inter-relação entre os diversos atores, em seus diferentes espaços e a partir dos diversos interesses e relações de força. Surgem como “instrumentos de legitimação e consolidação hegemônica que,contraditoriamente, são permeadas por conquistas da classe trabalhadora”.
A política econômica e a política social estão relacionadas intrinsecamente com a evolução do capitalismo (conforme proposta de reflexão), fundamentando-se no desenvolvimento contraditório da história. Tais políticas vinculam-se à acumulação capitalista e verifi ca-se, a partir daí, se respondem às necessidades sociais ou não, ou seé mera ilusão. Segundo Vieira E, a acumulação é o “sentido de concentração e de transferência da propriedade dos títulos representativos de riqueza”. As transformações ocorridas nas revoluções industriais acarretaram uma sociedade com um vasto exército de proletários. A política social surge no capitalismo com as mobilizações operárias e a partir do século XIX com o surgimento desses movimentospopulares, é que ela é compreendida como estratégia governamental. Com a Revolução Industrial na Inglaterra, do século XVIII a meados do século XIX, esta trouxe consequências como a urbanização exacerbada, o crescimento da taxa de natalidade, fecunda o germe da consciência política e social, organizações proletárias, sindicatos, cooperativas na busca de conquistar o acolhimento público e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • O Brasil e as Politicas Sociais
  • Brasil e políticas sociais
  • Política Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!