Política Social no Brasil e o serviço social

Páginas: 7 (1676 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual trata das políticas sociais no Brasil e o serviço social, onde mostra de forma objetiva a importância da questão social na construção das mesmas e na da citadaprofissão. Não deixando também de tratar as formas de intervenção do Estado junto a esta questão, antes e depois da Constituição Federal de 1988, alem do processo histórico e teórico da profissão a ela atrelada, o serviço social e a ética profissional por ela percorrida instigando assim a reflexão do discente que é se extrema importância para sua formação.
O conteúdo a ser descrito tem como fonte oconhecimento adquirido através de tele aulas, slides, web aulas e principalmente dos livros do curso, fundamentando, portanto o que será apresentado.



2 DESENVOLVIMENTO
No Brasil, não diferentemente de outros países, as políticas sociais surgiram como respostas ao enfrentamento da questão social. Questão esta oriunda das consequências resultante do processo de industrialização capitalista, onde ohomem vende sua força de trabalho em troca de uma remuneração, que visa garantir a sua subsistência e sanar suas necessidades. Período marcado pelo um nível de tensão muito grande entre os trabalhadores e ausência de legislação trabalhista. Pois a questão social tem em seu palco elementos da realidade, como a pobreza, os conflitos de classe, a contradição e exclusão social e a miséria que fazemparte de grande parcela da população brasileira.
Com o aumento do desenvolvimento industrial, havia consequentemente, uma maior exploração, como também uma maior concentração de renda, pois o lucro ficava nas mãos de poucos, e assim aumentava a insatisfação da classe trabalhadora, gerando portanto o agravamento da questão social.Esta que permaneceu por vários anos na ilegalidade, por serformulada como desordem, criminalizando o sujeito e enfrentada via aparelho repressivo do Estado. Vista então como caso de policia.
Foi só a partir de 1930 que o Estado passou a intervir por meio de políticas sociais nas expressões da questão social. E é no campo das instituições e das organizações que se dão enfrentamento destas expressões. É que o Estado não poderia desconsiderar por completo asnecessidade e interesses das classes dominadas, como condição mesma de sua legitimação.
A principio as políticas se constituíam de implementação de assistência social, de prestação de serviço social que contemplava uma diversidade de informações e ações como, adoções, internamentos, reabilitação, consultas medicas, atendimento psicossocial e reinserção social, tudo de cunho assistencialista.
NoBrasil vários marcos se referem às políticas e aos direitos sociais como a Lei Eloy Chaves de 1923, que cria a Caixa de Aposentadoria e Pensão (CAP),destinada aos trabalhadores ferroviários, como respostas as lutas sociais; a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), em 1942, coordenada pelas primeiras damas para atender as famílias dos pracinhas envolvidos na guerra; o Instituto Nacional dePrevidência Social (INPS), em 1966, e muitos outros mais sendo portanto,o marco maior a Constituição Federal de 19888, conhecida como constituição cidadã.
Fazendo um breve histórico das políticas sociais no Brasil, desde 1930 até a constituição de 1988, podemos citar dois períodos que segundo Santos(1987,p89) pode se considerar um marco das políticas sociais pois se respalda em períodos emque se pode observar efetivos progressos na legislação social, os quais coincidem com as ditaduras. O primeiro iniciado na era Vargas, um governo populista, e marcado por transformações no campo dos direitos sociais, principalmente no tocante a classe trabalhadora. Como por exemplo, dessas transformações temos a (CLT), Consolidação das Leis Trabalhistas promulgada em 1943, marco dos direitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!